13.04.2017 -
Um grande número de sul-sudaneses se viram obrigados a comer folhas de árvores ou sementes devido à falta de alimentos em regiões onde, no entanto, ainda não foi declarada a fome, informou nesta segunda-feira a organização Norwegian Refugee Council (NRC).
“As comunidades que tentam sobreviver a uma crise alimentar aguda recorreram a estratégias de adaptação que consistem em comer alimentos silvestres pouco comestíveis”, declarou em um comunicado a diretora do NRC para o Sudão do Sul, Rehana Zawar.
De acordo com Zawar, as folhas têm sabor amargo e baixo valor nutricional. “Se as famílias comem essas folhas e quase nenhuma outra coisa, a desnutrição aparece rapidamente”, advertiu.
Em 20 de fevereiro, o governo sul-sudanês declarou o estado de fome nos condados de Leer e Mayendit (norte), enquanto que as Nações Unidas avaliaram em 100.000 o número de pessoas diretamente ameaçadas.
“O consumo de sementes é especialmente alarmante. Sem sementes para os cultivos, as famílias não terão nada para plantar na próxima temporada. Isto poderia agravar a crise alimentar e ameaça estender a fome”, advertiu o NRC.
Muitas famílias fugiram da região em busca de alimentos e, desde o início do ano, 60.000 sul-sudaneses se refugiaram no vizinho Sudão.
As agências da ONU e as organizações humanitárias precisam de 1,6 bilhão de dólares para enfrentar esta situação, segundo o NRC, embora por enquanto só tenham arrecadado 18% deste valor.
As ONGs e a ONU afirmam que a fome é consequência de mais de três anos de guerra civil que perturbaram a agricultura, dispararam a inflação e obrigaram a população a deixar suas casas.
O Sudão do Sul se tornou independente do Sudão em 2011, e em dezembro de 2013 entrou em um conflito que já deixou milhares de mortos. Mais de 1,9 milhão de sul-sudaneses estão deslocados dentro do seu próprio país, e mais de 1,7 milhão nos países vizinhos. Fonte: ISTOÉ
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"O Senhor dizia: julgai segundo a verdadeira justiça; cada um de vós tenha bom coração e seja compassivo para com o seu irmão. Não oprimais a viúva nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, e não trameis em vossos corações maus desígnios uns contra os outros.
Eles, porém, não quiseram escutar: voltaram-me as costas, revoltados, e taparam os ouvidos para nada ouvir. Endureceram o seu coração como um diamante, para não entenderem as instruções e as palavras que o Senhor dos exércitos lhes dirigia pelo seu Espírito, por meio dos antigos profetas. Por isso o Senhor dos exércitos indignou-se vivamente contra eles". (Zacarias 7, 9-12)
"Todos eles amam as dádivas e andam atrás do proveito próprio; não fazem justiça ao órfão, e a causa da viúva não é evocada diante deles.
Por isso eis o que diz o Senhor, Deus dos exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! eu tirarei satisfação de meus adversários, e me vingarei de meus inimigos. Voltarei minha mão contra ti, e te purificarei no crisol, e eliminarei de ti todo o chumbo. Os rebeldes e os pecadores serão destruídos juntamente, e aqueles que abandonam o Senhor perecerão. O homem forte será a estopa. e sua obra, a faísca; eles arderão sem que ninguém possa extinguir". (Isaías 1)
"Pus-me então a considerar todas as opressões que se exercem debaixo do sol. Eis aqui as lágrimas dos oprimidos e não há ninguém para consolá-los". (Eclesiastes 4, 1)
"Porque conheço o número de vossos crimes e a gravidade de vossos pecados, opressores do justo, exatores de dádivas, violadores do direito dos pobres em juízo". (Amós 5, 12)
"O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo, porque o Senhor o disse". (Isaías 25, 8)
"Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados". (Salmos 7, 1)
"Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição". (Apocalipse 21, 3-4)
"Portanto, eis o que diz o Senhor Deus: meus servos comerão e vós tereis fome, meus servos beberão e vós tereis sede, meus servos se rejubilarão...
...e vós ficareis envergonhados, meus servos cantarão na alegria de seu coração, e vós vos lamentareis com o coração angustiado, rugireis com a alma em desespero. Vosso nome ficará como um termo de maldição entre meus eleitos: (Que o Senhor Deus te faça morrer!) enquanto meus servos receberão um novo nome. Aquele que desejar ser abençoado na terra, desejará sê-lo pelo Deus fiel, e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus fiel, porque as desgraças de outrora serão esquecidas, já não lhes volverão ao espírito. Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito, mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo". (Isaias 65)
Veja também...