27.01.2017 -
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou o estado de emergência ante os piores incêndios da história do país, que deixam seis mortos e 12 feridos, enquanto estão previstas condições climáticas extremas para esta quinta-feira e começa a chegar ajuda internacional.
Diante da gravidade da situação, Bachelet decretou estado de exceção constitucional, assim como estado e zona de catástrofe para as províncias de Colchagua e Cardenal Caro, na Região de O'Higgins, e para a Região do Maule.
Além disso, está mantido o estado de exceção constitucional de catástrofe na comunidade de Valparaíso.
O'Higgins e Maule são as regiões mais atingidas, embora na quarta-feira vários incêndios tenham ficado descontrolados na região de Bío-Bío.
O fogo alcançou sua rota interportuária Penco-Talcahuano, perto de Concepción, pelo incêndio declarado na região do Bío-Bío.
As chamas atingiram inclusive o pedágio do setor de Penco, segundo o ministério de Obras Públicas.
Com a morte de um bombeiro e de dois policiais na quarta-feira, já são seis as pessoas falecidas no combate aos incêndios, que afetam principalmente o centro e o sul do país.
As mortes dos carabineiros Freddy Fernández Garcés e Mauricio Roca Sepúlveda, no rio Maule, se somaram à de Hernán Avilés, voluntário do Corpo de Bombeiros da comunidade de Talagante, em Santiago, perto de Constitución.
Outros 12 voluntários do Corpos de Bombeiros ficaram feridos na região de Constitución, segundo meios de comunicação locais.
O subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy, agradeceu aos países que apoiaram a emergência, como Colômbia, México, Peru, França, Espanha e Estados Unidos.
Mais de 4 mil pessoas, entre bombeiros, brigadistas, carabineiros, detetives, funcionários públicos, militares e civis, trabalham em operações para sufocar o fogo.
64 incêndios fora de controle
O Centro Nacional de Alerta Precoce informa que, dos 99 incêndios declarados, 30 foram controlados, 64 estão fora de controle e 5 foram extintos.
O mais virulento é o de Las Máquinas em Cauquenes, região do Maule, que arrasou 92.000 hectares, seguido pelo incêndio de San Antonio na Flórida, região do Bio-bío, com mais de 4.000 hectares.
No total, a superfície que ardeu na última semana supera os 238.000 hectares. Fonte: G1
=============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851: "As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades. Chegou o tempo. O sol se escurece; somente a fé viverá".
Diz na Sagrada Escritura:
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)
"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)
"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Veja também...