06.06.2016 - Hora desta Atualização - 12h28
Meteorologistas do Centro de Pesquisas Meteorológicas de Campinas (Cepagri) da Unicamp foram enviados a Jarinu (SP) na manhã desta segunda-feira (6) para avaliar se um tornado foi o responsável pelo temporal que arrasou a cidade, causou uma morte e deixou dezenas de feridos.Uma mulher morreu e vários desabamentos foram registrados em vários pontos do município no fim de semana.
O Cepagri informou que um tornado pode ter se formado e passado por Jarinu, mas o fenômeno que atingiu a cidade provocando muitos estragos ainda está sendo avaliado. Pelas características dos danos, é possível que seja um tornado de escala F1, com velocidade de até 130 km/h.
No entanto, de acordo com a meteorologista Ana Ávila, ainda é preciso fazer uma análise detalhada das imagens de satélite e do local da destruição para fazer o diagnóstico preciso.
De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (INMET), o mau tempo é por conta de um canal de umidade sobre o estado de São Paulo. O tempo deve permanecer nublado e chuvoso no começo da semana, com quedas nas temperaturas. O sol só deve voltar a aparecer na quinta-feira (9), quando está prevista uma madrugada fria e temperaturas mais elevadas ao longo do dia.
Reconstrução
A prefeitura de Jarinu acredita que pode levar até três meses para conseguir recuperar os diversos estragos causados por um temporal e fortes rajadas de ventos.
Segundo o prefeito de Jarinu , apesar de ser cedo para calcular os prejuízos, para Vicente Zacan, será preciso tempo para que a cidade volte a ser reconstruída. “Acredito que a energia só deve ser normalizada em três dias e o Centro da cidade, infelizmente, deve ser reconstruído em três meses.” Fonte: G1
=============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Pois bem, vou mostrar o que valem tua justiça e tuas obras! Elas não te servirão de coisa alguma, quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará". (Isaías 57, 12)
"Que fareis vós no dia do ajuste de contas, e da tempestade que virá de longe? Junto de quem procurareis auxílio, e onde deixareis vossas riquezas?" (Isaías 10, 3)
"O Senhor fará retumbar sua voz majestosa, e mostrará como o seu braço desaba em sua cólera ardente, nas chamas de um fogo devorador, na tempestade, com chuva e granizo". (Isaías 30, 30)
"Pois bem! Eis o que diz o Senhor Javé: em minha indignação, desencadearei um furacão, em minha cólera, vou mandar uma tempestade, em meu furor de destruição, farei cair granizo". (Ezequiel 13, 13)
"Naquele tempo, um estrondo, semelhante ao bramido do mar, retumbará contra ele. Quando olhar a terra, só verá trevas e angústia, e no céu se estenderão nuvens tenebrosas". (Isaías 5, 30)
"Povos, escutai bem! Nações, prestai-me atenção! Pois é de mim que emanará a doutrina e a verdadeira religião que será a luz dos povos. De repente minha justiça chegará, minha salvação vai aparecer, (meu braço fará justiça aos povos), as ilhas em mim terão esperança e contarão com meu braço. Levantai os olhos para o céu, volvei vosso olhar à terra: os céus vão desvanecer-se como fumaça, como um vestido em farrapos ficará a terra, e seus habitantes morrerão como moscas. Mas minha salvação subsistirá sempre, e minha vitória não terá fim. Eu sou o Senhor teu Deus, que revolvo o mar e faço rugir as ondas; eu me chamo o Senhor dos exércitos". (Isaias 51)
"Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos, e trarei sobre ti todas as tuas abominações. E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti, mas porei sobre ti os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu sou o Senhor. Assim diz o Senhor DEUS: Um mal, eis que um só mal vem. Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem". (Ezequiel 7, 3-6)
Veja também...
Continuação de uma visão do dia 10 de Janeiro de 2013: A Tempestade Negra - Tornados no Horizonte