31.05.2016 - Hora desta Atualização - 13h15
Uma bola de fogo extremamente brilhante explodiu no início da madrugada de domingo no céu da cidade de Varginha, MG. O clarão foi tão forte que iluminou ruas de diversas cidades do interior de Minas Gerais.
O Meteoro de Varginha penetrou a alta atmosfera terrestre a 00h47 de domingo e foi registrado por quatro câmeras automáticas da BRAMON - Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros. Segundo o órgão, o meteoro penetrou a atmosfera praticamente na vertical.
Assista ao vídeo:
Vídeo registrado por câmera de vigilância da rede BRAMON, mantida pelo pesquisador Wellington Albertini, em Varginha, MG.
A Lua caiu do céu
De acordo com o especialista Carlos Augusto Di Pietro, ligado à BRAMON, o meteoro atingiu a magnitude de -13.2, o que faz do Bólido de Varginha o objeto mais brilhante já capturado pela rede desde que os registros começaram. Segundo o pesquisador, o objeto foi em direção à região de Varginha com um ângulo de queda de 97º e praticamente seguiu reto em direção ao solo da região. "É como se a Lua tivesse despencado do céu", completou.
Para se ter ideia do brilho, na cidade de Oliveira, MG, onde o observatório SONEAR também mantém câmeras de monitoramento do céu, o brilho foi tão forte que produziu sombra no chão.
Bólido de Varginha
As primeiras análises orbitais mostram que o Bólido de Varginha tem origem provavelmente cometária, ou seja, pode ser um fragmento de uma esteira de partículas deixada por algum cometa. O objeto surgiu a 96 km de altitude e explodiu a cerca de 28 km do solo.
Para Di Pietro, devido ao ângulo extremamente fechado da entrada, a área de dispersão dos meteoritos, caso haja, seria praticamente um círculo, diferentemente daquelas produzidas quando algum meteoro penetra a atmosfera em ângulos menores.
Fonte: www.apolo11.com
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam. No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles. Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem". (São Lucas 17, 28-30)
"...e as estrelas do céu caíram na terra, como frutos verdes que caem da figueira agitada por forte ventania". (Apocalipse 6,13)
"O terceiro anjo tocou a trombeta. Caiu então do céu um astro enorme, ardendo como um facho. Precipitou-se sobre a terça parte dos rios e nas fontes de água. O nome do astro é Absinto.
E se converteu em absinto a terça parte das águas. Muitos homens morreram das águas que se tornaram amargas. O quarto anjo tocou a trombeta. Foi ferida então a terça parte do sol, da lua e das estrelas, de sorte que escureceram em um terço. O dia e a noite perderam uma terça parte de seu brilho.
O quinto anjo tocou a trombeta. Vi uma estrela que caíra do céu sobre a terra. Foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Abriu o poço e do poço subiu uma fumaça como a fumaça de um grande forno. O sol e o ar escureceram por causa da fumaça do poço." (Livro do Apocalipse – São João)
Veja também...