20.05.2016 - Hora desta Atualização - 18h38
"Na visão não é bom, no olfato também não, e no paladar... Está tudo errado."
"A ideia de comer isso todos os dias é aterrorizante!"
"Eu não daria isso ao meu pior inimigo."
É com essas frases (e outras ainda piores) que o crítico gastronômico Jota Bê analisou a merenda de escolas públicas do estado de São Paulo.
A iniciativa foi da Revista Trip, que convidou o crítico para vivenciar durante uma semana como é se alimentar com a comida oferecida aos adolescentes das escolas estaduais - isso quando ela existe.
Basta uma olhada rápida nos noticiários para saber que, além da péssima qualidade, a merenda escolar é também o centro de uma rede de corrupção: a máfia da merenda, que depois de muita pressão e ocupação por parte dos estudantes deve sair do papel e ser investigada em uma CPI.
Talvez as análises de um crítico gastronômico conceituado como o convidado pela revista dê voz a estas crianças que, há muito tempo, denunciam por meio das redes sociais o descaso do Estado para com a alimentação.
Então...Qual é o gosto da merenda?
Nota www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido". (São Lucas 12, 2)
"Como se transformou em prostituta a cidade fiel! Antes era cheia de direito, e nela morava a justiça; agora, está cheia de criminosos! A sua prata tornou-se lixo, o seu vinho ficou aguado. Os seus chefes são bandidos, cúmplices de ladrões: todos eles gostam de suborno, correm atrás de presentes; não fazem justiça ao órfão, e a causa da viúva nem chega até eles. Pois bem! Ai de vós! - oráculo do Senhor Javé dos exércitos, o Poderoso de Israel. Eu vingar-Me-ei dos meus inimigos e pedirei satisfação aos meus adversários. Voltarei a minha mão contra ti, para te limpar com soda e tirar a tua impureza". (Isaias 1, 21-25)
"Porque conheço o número de vossos crimes e a gravidade de vossos pecados, opressores do justo, exatores de dádivas, violadores do direito dos pobres em juízo". (Amós 5, 12)
"Ouvi isto, exploradores do necessitado, opressores dos pobres do país!"(Amós 8, 4)
"Diz o insensato em seu coração: Não há Deus. Corromperam-se os homens, sua conduta é abominável, não há um só que faça o bem. O Senhor, do alto do céu, observa os filhos dos homens, para ver se, acaso, existe alguém sensato que busque a Deus. Mas todos eles se extraviaram e se perverteram; não há mais ninguém que faça o bem, nem um, nem mesmo um só. Não se emendarão esses obreiros do mal, que devoram meu povo como quem come pão? Eles que não invocam o Senhor? Mas irão tremer de pavor, porque Deus está com a raça dos justos; pretendeis frustrar os planos do humilde, mas o Senhor é seu refúgio". (Salmos 13)
Veja também...