20.01.2016 -
A análise de amostras de uma mulher que sofreu um aborto na oitava semana de gravidez comprovou que o zika vírus consegue atravessar a placenta durante a gestação. O vírus é apontado como principal causa para o aumento nos casos de microcefalia no país. As informações são da Folha de S.Paulo.
Conduzida pelo Instituto Carlos chagas, da Fiocruz Paraná, a pesquisa fez exames imunohistoquímicos, capazes de identificar infecções por vírus do mesmo gênero do zika, em amostras da placenta. Depois, testes moleculares identificaram o genoma do zika em células da mãe e do embrião.
O exame morfológico também identificou uma inflamação da placenta, afirmou a professora de Medicina da PUC-PR Lúcia de Noronha à Folha de S.Paulo.
A pesquisa também apontou os possíveis caminhos do vírus até chegar à placenta. Conforme os indícios apontados pelos pesquisadores, o zika foi identificado em células Hofbauer, que atuam na manutenção da placenta e na defesa do feto.
Isso sugere que ele se aproveitaria da capacidade migratória dessas células para alcançar os vasos fetais, processo semelhante ao que ocorre na transmissão de HIV, de acordo com Lúcia.
— Essa célula se locomove na placenta. Ao de movimentar, poderia inclusive carregar o vírus, funcionando como um cavalo de Troia. O HIV, por exemplo, faz isso, e engana essa célula — explicou a pesquisadora ao jornal paulista.
A gestante, natural do Nordeste, apresentou sinais de zika, como manchas vermelhas pelo corpo, na sexta semana da gravidez. O aborto retido, quando o feto deixa de se desenvolver dentro do útero, foi detectado na oitava semana. Fonte: Jornal Zero Hora
*O diretor do Departamento de Doenças do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, disse: A situação é nova no mundo. De acordo com o grau da doença, a criança pode apresentar deficiência mental, problemas de visão, auditivos, convulsões e dificuldades de locomoção. Maierovitch afirmou que a situação é extremamente preocupante, aconselhando as mulheres que querem engravidar, a esperar até que a situação esteja mais bem definida.
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Ai das mulheres que, naqueles dias, estiverem grávidas ou amamentando, pois haverá grande angústia na terra e grande ira contra o povo". (São Lucas 21, 23)
"Se não cuidares de observar todas as palavras desta lei, consignada neste livro, em sinal de reverência pelo nome glorioso e temível de Javé, teu Deus, o Senhor te ferirá, bem como a tua posteridade, com pragas extraordinárias, pragas grandes e permanentes, doenças perniciosas e pertinazes. Fará voltar contra ti todas as enfermidades do Egito que temias, e elas pegarão em ti. Além disso, o Senhor enviará contra ti, até que sejas exterminado, toda sorte de enfermidades e pragas, que não estão escritas no livro desta lei. Vós, que éreis numerosos como as estrelas do céu, sereis reduzidos a um punhado de homens, porque tu não obedeceste à voz do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 28, 58-62)
"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)
"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)
"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)
"Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas, porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou". (Apocalipse 18, 4, 5 e 8)
Veja também...
Carnaval é coquetel explosivo para espalhar zika, alertam infectologistas