Os filhos dos príncipes nascem em quartos adornados de ouro; e ao Rei do Céu prepara-se para nascer numa estrebaria fria, para cobri-lo uns pobres paninhos, para cama um pouco de palha


24.12.2015 -

n/d

Reclinavit eum in praesepio; quia non erat eis locus in diversorio — “Ela reclinou-o em uma manjedoura; porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lucas. 2, 7).

Que terão dito os anjos vendo a divina Mãe entrar na gruta de Belém, a fim de dar à luz o Filho de Deus? Os filhos dos príncipes nascem em quartos adornados de ouro; e ao Rei do céu prepara-se para nascer uma estrebaria fria, para cobri-lo uns pobres paninhos, para cama um pouco de palha e para o colocar uma vil manjedoura? Oh, ingratidão dos homens! Oh, confusão para nosso orgulho que sempre ambiciona comodidades e honras!

n/d

I. Continuemos hoje a meditar na história do nascimento de Jesus Cristo. Vendo-se repulsos de toda parte, São José e a Bem-aventurada Virgem saem da cidade a fim de achar fora dela ao menos algum abrigo. Os pobres viandantes caminham na escuridão, errando e espreitando;

n/d

Afinal depara-se-lhes ao pé dos muros de Belém uma rocha escavada em forma de gruta, que servia de estábulo para os animais. Disse então Maria: José, meu Esposo, não precisamos ir mais longe; entremos nesta gruta e deixemo-nos ficar aqui. Mas como? Responde São José; não vês, minha Esposa, que esta gruta é tão fria e úmida que a água escorre em toda parte? não vês que não é uma morada para homens, senão uma estribaria para animais? Como queres passar aqui a noite e dar à luz? Contudo é verdade, tornou Maria, que este estábulo é o paço real onde quer nascer na terra o Filho eterno de Deus.

n/d

Ah! Que terão dito os anjos vendo a divina Mãe entrar naquela gruta para dar à luz! Os filhos dos príncipes nascem em quartos adornados de ouro; preparam-se-lhes berços incrustados com pedras preciosas, e mantilhas preciosas; e fazem-lhe cortejo os primeiros senhores do reino. E ao Rei do céu prepara-se uma gruta fria e sem lume para nela nascer, uns pobres paninhos para cobri-Lo, um pouco de palha para leito, e uma vil manjedoura para o colocar? Ubi aula, ubi thronus? Meu Deus, assim pergunta São Bernardo, onde está a corte, onde está o trono real deste Rei do céu, porquanto não vejo senão dois animais para lhe fazerem companhia, e uma manjedoura de irracionais, na qual deve ser posto?

Ó gruta ditosa, que tiveste a ventura de ver o Verbo divino nascido de ti! Ó presépio ditoso, que tiveste a honra de receber em ti o Senhor de céu! Ó palha ditosa, que serviste de leito àquele cujo trono é sustentado pelos serafins! Sim, fostes ditosos, ó Gruta, ó presépio, ó palha; mais ditosos, porém, são os corações que tenra e fervorosamente amam esse amabilíssimo Senhor, e que abrasados em amor o recebem na santa Comunhão. Oh, com que alegria e satisfação vai Jesus Cristo pousar no coração que o ama!

n/d

II. Um Deus que quer começar a sua infância num estábulo, confunde o nosso orgulho, e, segundo a reflexão de São Bernardo, já prega com exemplo o que mais tarde havia de pregar à viva voz: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Eis porque ao contemplarmos o nascimento de Jesus Cristo e ao ouvirmos falar em gruta, em manjedoura, em palha, em leite, em vagidos, estas palavras deveriam ser para nós como que chamas de amor, e como que setas que nos ferissem os corações e nos fizessem amantes da santa humildade.

n/d

É verdade, ó meu Jesus, Vós, tão desprezado por nosso amor, com o vosso exemplo fizestes os desprezos excessivamente caros e amáveis aos que Vos amam. Mas como então é possível que eu, em vez de os abraçar, como Vós os abraçastes, ao receber algum desprezo da parte dos homens, me tenha mostrado tão orgulhoso, e tenha ainda chegado a ofender-Vos, ó Majestade infinita?

Ah Senhor, já O compreendo: eu não soube aceitar com paciência as humilhações e as afrontas, porque não Vos soube amar. Se Vos tivera amor, ter-me-iam sido doces e amáveis. Mas visto que prometíeis o perdão a quem se arrepende, de toda a minha alma arrependo-me de toda a minha vida desordenada, tão diferente da vossa. Quero emendar-me, e por isso Vos prometo que para o futuro aceitarei com paz todos os desprezos que me vierem, e que os sofrerei por vosso amor, ó Jesus meu, que por meu amor tendes sido tão desprezado. Compreendo que as humilhações são as minas preciosas por meio das quais quereis enriquecer as almas com tesouros eternos.

“E Vós, ó Pai eterno, que cada ano nos alegrais com a esperança de nossa Redenção, concedei-me que com confiança possa esperar a vinda do vosso Filho unigênito como Juiz, a quem agora recebo alegremente como Salvador”. Fazei-o pelo amor do mesmo Jesus Cristo e de Maria Santíssima. (*III 727)

Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo I – Santo Afonso

Fonte: http://catolicosribeiraopreto.com

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

Essa é a mensagem de Natal para os meus amigos e vistantes do site.

Que possa chegar ao vosso coração...e que a semente floresça dando bons frutos.

"Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração". (Mateus 6, 21)

n/d

Sou andarilho destes cantos da cidade, ando pela cidade sem ser notado.

De vez em quando sou notado, mas..desviam seu olhar, mudam de calçada.

Moro na rua, durmo no chão frio, divido espaço com os ratos, cachorros e insetos.

Você raramente me vê, talvez porque esteja sempre apressado.

Seus negócios, estudos, compromissos com o mundo...

Que poderia eu..aqui nesta calçada lhe oferecer?

n/d

Entendo, você tem sua familia, eu não faço parte da sua vida.

Minha roupa é suja, meu nariz escorre, cheiro quase sempre a lixo.

E, como um animal, vivo vagando de lixo em lixo...

n/d

Mas...é a fome irmão, que obriga-me a vasculhar o lixo em busca do alimento.

Que outra opção teria? Quem me daria uma chance na vida?

n/d

Me droguei..e...fiz da bebida..meu alento..para um breve instante de alegria...

Que posso fazer...se as vezes parece que todos desejam a minha morte.

n/d

Se roubo sou ladrão...mas..mais ladrão são..os que tiraram a minha dignidade.

Ainda assim...desejo de coração...

A você..meu irmão em Cristo..um Feliz, Santo e Abençoado Natal

Que a sua mesa seja farta e a paz esteja na tua casa...

n/d

E a mim, mesmo pobre e desamparado, que o Santo Deus me Console...

"Os pobres voltarão a alegrar-se com Javé, e os indigentes da Terra ficarão felizes com o Santo de Israel". (Isaías 29, 19)

Que você meu irmão, se lembre de mim, pelo menos nesta Santa Noite do Natal...

Já que sou esquecido nos outros dias do ano...

n/d

Saúde, Paz e Prosperidade a você e a sua abençoada familia ...

Mas...por misericórdia irmão...não se esqueça de mim.

"Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento." (São Tiago 2, 13)

"Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados" (Pr 10,12). (I São Pedro 4, 8)

Que o Santo DEUS pudesse tocar nestes homens de corações frios...

Porque...meu filho tem fome...eu nada posso oferecer...nem mesmo no Natal.

n/d

Talvez você não saiba meu irmão...aqui também é Natal...

Não é igual ao Natal da sua casa, com festa, cheio de presentes e fartura.

n/d

Ainda assim, meu irmão me abraça, apertando forte junto ao coração...

Consolando a minha tristeza, afastando a angústia e o meu desespero...

n/d

E, no meu coração..também é Natal..apesar do meu abandono.

Em algum lugar minhas lágrimas hão de ser enxugadas.

"O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo, porque o Senhor o disse". (Isaías 25, 8)

Meu sofrimento vai acabar e serei tratado como um irmão.

"Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição". (Apocalipse 21, 3-4)

Meu banquete não virá mais do lixo, dos restos desta sociedade sem compaixão.

n/d

PORQUE...O REI DOS REIS...HÁ DE CONVIDAR-ME A SUA MESA...

"Na hora do banquete, mandou o seu empregado dizer aos convidados:

"Vinde, pois tudo está pronto". (São Lucas 14, 17)

n/d

"Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, por em liberdade os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo. É repartir seu alimento com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, em vez de desviar-se de seu semelhante. Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda. Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações; se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis". (Isaías 58, 6-11)

"Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (Mt 25, 34 -40)

"Ele me diz, então: Escreve: Felizes os convidados para a ceia das núpcias do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são palavras autênticas de Deus". (Apocalipse 19, 9)

n/d

 

UM SANTO E ABENÇOADO NATAL PARA VOCÊ E SUA FAMILIA.

NASCEU O SALVADOR, O REI JESUS.

n/d

Dilson Kutscher  -   www.rainhamaria.com.br

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne