20.11.2015 - Acordo era que cada pessoa pegasse 2 litros, mas houve confusão.
O rompimento de uma barragem de rejeitos de minério da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, aconteceu no dia 5 de novembro e causou uma enxurrada de lama no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região Central de Minas Gerais. A lama já chegou aos municípios de Baixo Guandu e Colatina, e também deve afetar Linhares, chegando até o oceano, segundo especialistas.
A distribuição de água Colatina começou a ser feita nos bairros a partir das 5h e combinado era que cada pessoa pode levar 2 litros para casa, mas a situação tem fugido do controle em alguns locais, segundo moradores.
A funcionária pública Débora Recoliano, de 22 anos, moradora do bairro, filmou a situação. Ela disse que ficou chocada com a cena, de pessoas pegando água a mais e deixando outras sem.
"O caminhão chegou por volta das 19h e o pessoal já tinha formado fila, mas não tinha ninguém para organizar direito e fugiu do controle. Uns moradores mal educados subiram no veículo e começaram a praticamente saquear a água, pois tinha um limite por pessoa", disse.
Segundo Débora, algumas pessoas saíam com os braços cheios de litros e voltavam para pegar mais. Alguns enchiam carros. "Tinham apenas duas pessoas responsáveis pelo caminhão, não teve como controlar. A minha família conseguiu pegar cinco fardinhos, mas somos em oito aqui, então não pegamos o que tínhamos direito", relatou.
Além da confusão na hora da distribuição de água, no vídeo gravado por Débora também é possível ver quando um caminhão passa pelo bairro e moradores correm atrás, para tentar pegar mais litros. Segundo a funcionária pública, o veículo estava se dirigindo para outro local.
Já no bairro Aparecida, a situação foi similar. O programador André Souza Mesquita, de 33 anos, acabou preferindo ajudar outras pessoas e não pegou água para si mesmo. "O carro de distribuição chegou às 18h30 e só tinham três pessoa para distribuir para uma multidão de 200 pessoas, não deram conta. As pessoas estavam descontroladas e foram se espremendo, tive que empurrar algumas para tirar uma senhora de lá, antes que alguma coisa acontecesse com ela", contou. Fonte: G1
VEJA O VIDEO - POVO DESEPERADO POR ÁGUA.
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem". (Oséias 4, 1-3)
"Para que ainda nos determos? Reuni-vos, e vamos para as cidades fortificadas: lá havemos de perecer. Porquanto o Senhor, nosso Deus, decidiu que pereçamos, fazendo-nos beber água envenenada, já que pecamos contra ele". (Jeremias 8, 14)
"Então, por que não encontrei pessoa alguma quando vim? Por que ninguém respondeu ao meu apelo? Tenho eu realmente a mão demasiado curta para libertar, ou não tenho bastante força para salvar? Contudo, com uma simples ameaça, seco o mar e transformo as ondas em terra firme, de forma tal a faltar água para seus peixes, e seus animais perecerem de sede". (Isaias 50,2)
"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)
"Porque então a tribulação será tão grande como nunca foi vista, desde o começo do mundo até o presente, nem jamais será". (São Mateus 24, 21)
Veja também...