Não podemos pescar, não podemos tomar banho, o rio morreu para nós, declaram indios que vivem as margens do Rio Doce, contaminado pela lama das barragens


16.11.2015 -

n/d

"Não podemos tomar banho, não podemos pescar...O rio morreu para nós", disse à BBC Brasil o indígena Aiá Krenak, enquanto contemplava as plácidas águas do rio Doce, contaminadas pela lama espessa que escoa há dez dias de duas barragens de rejeitos de Mariana, a 100 km de Belo Horizonte.

O Rio Doce em alguns pontos virou um mar de lama.

n/d

Os krenak vivem em uma tribo de cerca de 350 índios atravessada pelo rio, a poucas dezenas de quilômetros da fronteira entre Minas Gerais e Espírito Santo. Tida como sagrada há gerações, toda a água utilizada pelos índios para consumo, banho e limpeza vinha dali.

"Vi muito peixe morto, quase desmaiei, de tanto chorar", contou Dejanira de Souza Krenak, outra moradora da tribo.

n/d

À BBC Brasil, os índios informaram que foram notificados por uma decisão judicial que determina que eles deixem o local em até cinco dias ─ o prazo expira na próxima terça-feira.

Eles prometem continuar lá ─ a menos, dizem, que representantes da Vale apareçam para discutir com eles a recuperação do rio sagrado e um esquema de fornecimento de água por caminhões pipa.

n/d

Tudo foi contaminado pela lama e os indios não tem água para beber, não podem tomar banho. Além disto os peixes estão morrendo aos milhares.

n/d

A tribo decidiu interromper a Estrada de Ferro Vitória-Minas, em protesto contra a contaminação do rio Doce, após o rompimento das barragens da mineradora Samarco.

Procurada, a Vale informa que "continua, com apoio da Funai, as tentativas de negociação com o Povo Indígena Krenak para liberação da ferrovia".

A Vale, controladora da Samarco, é dona da linha férrea, por onde transporta minérios para exportação.

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

VEJA A REPORTAGEM DA BBC BRASIL

 

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem". (Oséias 4, 1-3)

"Para que ainda nos determos? Reuni-vos, e vamos para as cidades fortificadas: lá havemos de perecer. Porquanto o Senhor, nosso Deus, decidiu que pereçamos, fazendo-nos beber água envenenada, já que pecamos contra ele". (Jeremias 8, 14)

"Então, por que não encontrei pessoa alguma quando vim? Por que ninguém respondeu ao meu apelo? Tenho eu realmente a mão demasiado curta para libertar, ou não tenho bastante força para salvar? Contudo, com uma simples ameaça, seco o mar e transformo as ondas em terra firme, de forma tal a faltar água para seus peixes, e seus animais perecerem de sede". (Isaias 50,2)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Veja também...

Tragédia em Minas Gerais deve secar rios e criar deserto de lama. Especialistas que conhecem a região descrevem o cenário como assustador

Biólogo André Ruschi: Onda de lama, da barragem que rompeu, se espalhará e atingirá 10 Mil quilômetros de litoral brasileiro. As espécies marinhas estão ameaçadas. Quem sobreviverá?

Sinal dos Tempos: Pescadores convocam operação Arca de Noé para salvar peixes de dilúvio de lama em Minas Gerais e no Espírito Santo

Devastação sem fim: Rio Doce sobe por conta de lama e mata animais em Minas Gerais, e seca causa mortandade de peixes em Linhares, Espírito Santo

Desesperados por água: Em meio à tragédia da lama, que cortou abastecimento, moradores de Governador Valadares buscam água em canal de esgoto da cidade

Cheiro podre e visão fantasmagórica tomam conta da comunidade de Bento Rodrigues: Foi um tsunami, afirma morador afetado por mar de lama em Minas Gerais

Minas Gerais: Tremores foram registrados antes de rompimento de barragens

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne