27.10.2015 - Um pedaço de entulhos que estava orbitando a Terra além da Lua está prestes a entrar na rota de colisão do planeta. Os astronômos estimam que isso acontecerá no dia 13 de novembro.
Eles deram à massa suspeita o nome de WT1190F, concluiram que ela tem dois metros de comprimento e que é provavelmente oca. Só tem um problema no meio dessa história: não se sabe ao certo do que se trata nem qual é a composição desse lixo espacial.
O WT1190F entrará em combustão na atmosfera no dia 13 e os fragmentos restantes cairão no Oceano Índico ao sul de Sri Lanka.
O evento provavelmente passará batido para a maioria das pessoas, mas os astronômos cuja especialidade é localizar objetos se aproximando da Terra estão bem curiosos em relação ao lixo espacial. O motivo é que essa é uma rara oportunidade para os cientistas estudarem como objetos em aproximação do planeta interagem com a atmosfera terrestre.
Considerando que o WT1190F possui uma órbita elíptica com o dobro da distância entre a Terra e a Lua, os resultados deverão ser bem interessantes. Especula-se até mesmo que o pedaço de metal possa ser uma peça importante da exploração espacial, como um módulo de algum foguete antigo da era Apollo, por exemplo.
Fonte: Revista Galileu
===========================
Nota de www.rainhamaria.com.br
A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou que, apesar dos cálculos serem bastante confiáveis, o local de queda que está sendo divulgado (Oceano Índico a sul do Sri Lanka) ainda é incerto, porém, é o mais provável até o momento.
Veja também...