23.10.2015 - Construído há cinco séculos, templo de Santiago Apóstolo desapareceu devido à construção de uma hidrelétrica.
Uma igreja do século 16, submersa por uma barragem no sudeste do México por 49 anos, reapareceu depois de uma seca severa. Com isso, tornou-se atração turística visitada por barcos no estado de Chiapas.
Construída por monges dominicanos, a Igreja de Santiago Apóstolo, que não tem mais telhado, desapareceu em 1966, quando foi construída a primeira hidrelétrica sobre o rio Grijalva.
Juan Álvarez Díaz, barqueiro da sociedade cooperativa Quechula, disse que a última vez em que o templo foi visto em sua totalidade no povoado de Quechula foi em 2002.
Além disso, Díaz lembrou que, à época, o povoado "organizou uma peregrinação ao templo, carregando o santo padroeiro Santiago Apóstolo e a imagem da Virgem de Guadalupe", dois dos oito santos recuperados pelos índios zoque quando a barragem Malpaso tornou-se ativa.
O grupo indígena mantinha o local como uma atração turística e religiosa. Díaz afirmou que já levou muitos curiosos para visitar a igreja em seu barco, que carrega cerca de 10 passageiros.
Entre mil e 2 mil índios zoque de Quechula foram realocados quando a barragem foi construída. Assim como a igreja, as casas foram inundadas.
O templo tem aproximadamente 15 metros de altura e outros 60 de comprimento. Mais da metade da igreja, que ficava no centro da cidade, apareceu nas últimas semanas após uma seca na barragem Nezahualcoyotl.
Os pássaros empoleiram-se nas ruínas, tomada pela vegetação. Nesta semana, no entanto, o nível da água subiu porque desde domingo passado chove em Chiapas em razão de uma tempestade tropical e de uma frente fria. Fonte: Jornal Zero Hora
VEJA O VIDEO COM AS IMAGENS
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)
"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa?" (Jeremias 9, 11)
"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Veja também...
Profecia Biblica se cumprindo: Rio Eufrates secando rapidamente