22.10.2015 -
Tarde de quarta-feira (21) altamente instável em grande parte do Centro-Sul do Brasil, onde o transporte de umidade e o forte fluxo de ar quente permitem o desenvolvimento das nuvens.
Radares meteorológicos operados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) registraram às 17 horas (Brasília-verão), valores elevados de refletividade em vários municípios de pelo menos seis estados.
Em Minas Gerais, a chuva forte localizada foi observada nas regiões de Bambuí, Betim, Manhuaçu e Viçosa.
Já em Mato Grosso do Sul, temporais foram observados entre Chapadão do Sul, Inocência e Três Lagoas.
No Paraná, além da rápida formação de células de chuva no oeste, região de Cascavel, sistemas mais desenvolvidos foram detectados na altura de Tunas e em parte da Região Metropolitana de Curitiba, ambos com potencial para granizo.
No Rio de Janeiro, a região serrana entre Nova Friburgo e Teresópolis também tinha chuva forte e com risco de granizo.
No estado do Rio Grande do Sul, cenário bem mais instável, com tempestades com potencial para severidade foram observadas entre Carazinho, Itaqui, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santiago.
Em São Paulo, municípios das regiões de Itaí, Itaoca, Ourinhos e Registro registraram as chuvas mais fortes, também com risco de granizo.
Fonte: De Olho no Tempo.
=============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Que fareis vós no dia do ajuste de contas, e da tempestade que virá de longe? Junto de quem procurareis auxílio, e onde deixareis vossas riquezas?" (Isaías 10, 3)
"Naquele tempo, um estrondo, semelhante ao bramido do mar, retumbará contra ele. Quando olhar a terra, só verá trevas e angústia, e no céu se estenderão nuvens tenebrosas". (Isaías 5, 30)
"Nosso Deus vem vindo e não se calará. Um fogo abrasador o precede; ao seu redor, furiosa tempestade". (Salmos 49, 3)
"O Senhor fará retumbar sua voz majestosa, e mostrará como o seu braço desaba em sua cólera ardente, nas chamas de um fogo devorador, na tempestade, com chuva e granizo". (Isaías 30, 30)
"Pois bem! Eis o que diz o Senhor Javé: em minha indignação, desencadearei um furacão, em minha cólera, vou mandar uma tempestade, em meu furor de destruição, farei cair granizo". (Ezequiel 13, 13)
"Pois bem, vou mostrar o que valem tua justiça e tuas obras! Elas não te servirão de coisa alguma, quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará. Aquele, porém, que contar comigo herdará a terra, e possuirá meu monte santo". (Isaías 57, 12-13)
"Grandes pedras de gelo, que podiam pesar um talento, caíram do céu sobre os homens. Os homens amaldiçoaram a Deus por causa do flagelo da saraiva, pois este foi terrível". (Apocalipse 16, 21)
Veja também...
Tempestades com granizo dizimam plantações e destroem construções no Rio Grande do Sul
Tempestade negra transforma o céu na região de Campinas SP: O dia virou noite em plena tarde
Quase 500 mil raios atingiram o Rio Grande do Sul em 36 horas, quantidade é alta para o período