22.09.2015 - Nota de www.rainhamaria.com.br
Por Dilson Kutscher
As palavras que mais ouvia de meus amigos na minha juventude, quando eu dava uma ajuda para um morador de rua, era quase sempre essa: "Não perca seu tempo dando dinheiro para este vagabundo...ele vai comprar cachaça ou alguma droga".
Aliás infelizmente, ainda as ouço hoje...até mesmo dos que se declaram cristãos.
Recentemente lendo uma matéria do Jornal Zero Hora RS, um morador de rua, de Porto Alegre, que usava cerca de 25 pedras de crack por dia. Ele ficou cerca de três anos vivendo nas praças de Porto Alegre. Era magro, cabeludo, andava de pés descalços, com a roupa rasgada, toda suja de fezes e urina.
Ele declarou: "Ninguém aguentava ficar perto de mim, nem mesmo os outros mendigos".
Hoje com ajuda de pessoas religiosas cristãs, este que era drogado e desprezado por todos, também dedica-se a ajudar moradores de rua necessitados. De drogado passou a ser um "anjo" que presta auxilio aos moradores de rua como ele já foi.
Diz na Sagrada Escritura:
"Perguntaram os ouvintes: Quem então poderá salvar-se?
Respondeu Jesus: O que é impossível aos homens é possível a Deus". (São Lucas 18, 26-27)
"Jesus respondeu-lhes: Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes". (São Mateus 9, 12)
"Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido". (São Lucas 19,10)
Então, selecionei este video, de um fato nos Estados Unidos.
Veja um rapaz dá cem dólares para um mendigo, nos EUA.
O que o mendigo faz com o dinheiro vai te emocionar!
Diz na Sagrada Escritura:
"Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo. É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante. Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda.
Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações; se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis". (Isaias 58, 6-11)
"A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade". (1 Coríntios 13, 8 e 13)
"De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará?
Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.
Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras". (São Tiago 2, 14-18)
Veja Também...
O Mendigo e o Menino: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre (2 Cor 9, 9)