17.06.2015 -
A água para uso humano está secando a uma taxa alarmante em cerca de um terço das bases aquíferas do mundo, com potenciais riscos para agricultores e outros consumidores, disseram pesquisadores.
Oito dos 37 principais aquíferos do mundo foram classificados como "sobre estressados", pois praticamente não têm novo volume de água entrando para compensar o uso, segundo dois estudos da Universidade da Califórnia, baseados em dados de satélites da Nasa. Outros cinco aquíferos são classificados como "altamente estressados", o que significa que água nova está entrando nessas bases, mas elas ainda enfrentam problemas.
Os aquíferos se tornam estressados quando água em excesso é retirada de sua base para uso residencial, agrícola ou industrial, ao mesmo tempo a água da superfície não entra em volume suficiente para reabastecer as formações rochosas subterrâneas.
O Sistema Aquífero Árabe, uma fonte-chave de água para 60 milhões de pessoas na Arábia Saudita, Iraque, Catar, Síria e outros países, é o mais sobre estressado, mostrou a pesquisa. A Base Aquífera Indu, no noroeste da Índia e no Paquistão, é a segunda mais vulnerável, e a Base Murzuk-Djado, no norte da África, é a terceira.
Todas essas regiões já sofrem com variados graus de tensões políticas, e a escassez de água vai invariavelmente elevar os problemas sociais, disseram os pesquisadores. "Estamos tentando alertar agora para apontar onde o gerenciamento ativo hoje pode proteger vidas e o sustento no futuro", disse em comunicado Alexandra Richey, autora principal dos dois estudos.
Os cientistas não sabem exatamente o quanto de água ainda resta nos aquíferos. "Em uma sociedade com escassez de água, não podemos mais tolerar esse nível de incerteza, especialmente se a água da terra está desaparecendo tão rapidamente", acrescentou.
Fonte: UOL noticias
============================
EUA: Californianos pintam gramados de verde para esconder efeito da seca
Nota de www.rainhamaria.com.br
Lembrando o artigo publicado em 15.02.2015
De acordo com cientistas da NASA uma grande seca pode devastar os EUA
Grande parte da superfície dos EUA vai experimentar uma "mega seca" durante a segunda metade do século XXI, muito pior do que qualquer outra que tenha ocorrido ao longo dos últimos 1.000 anos. De acordo com um estudo publicado recentemente, o principal motivo é a mudança climática.
Uma equipe de cientistas da NASA, da Universidade de Columbia e Cornell, EUA realizou um estudo, onde os resultados indicam que regiões dos EUA e as planícies centrais experimentaram uma seca terrível, desconhecida na história do país.
ABAIXO: A MESMA IMAGEM ATUAL, SECOU MAIS AINDA.
Secas recentes nos EUA ocorreram nos tempos medievais, nos séculos XII e XIII. Deveram-se a causas naturais, deixando em aberto a possibilidade de que uma grande seca se repita no futuro. Mas a mudança climática causada pela atividade humana aumenta drasticamente as possibilidades.
Certas áreas do país, como Califórnia estão enfrentando condições extremamente secas. Os pesquisadores advertem que a única maneira de evitar a mega secas, será tomando medidas significativas para reduzir a influência da atividade humana sobre as mudanças climáticas.
Fonte: RT Noticias
Diz na Sagrada Escritura:
"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)
"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)
"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa"? (Jeremias 9, 11)
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Veja também...