22.03.2015 -
“O que dói não é só a fome, nem a solidão. O que dói mesmo é o olhar das pessoas”. É assim que Lúcia Machado, de cerca de 50 anos - prefere não falar a idade - define o sentimento de morar na rua.
Ela é um dos 1.827 moradores de rua de Belo Horizonte, de acordo com o Terceiro Censo de População de Rua de Belo Horizonte, realizado pelo Centro Regional de Referência em Drogas da Faculdade de Medicina (CRR) da UFMG em parceria com a Prefeitura.
Em contraste com este número, as vagas em centros de acolhimento institucional para essas pessoas somam 952, considerando também as que não tem vagas exclusivas para a população de rua.
Assim como Lúcia, a maioria das pessoas que vivem nas ruas da capital está na região Centro-Sul. Grande parte delas (43,8%) sofre de depressão. “Há uma prevalência alta não só de depressão nesta população, mas de outras doenças mentais como ansiedade. Entre as formas de se tratar isso - que são questionáveis - estão as drogas", afirma o professor adjunto do Departamento de Saúde Mental e coordenador do CRR Frederico Garcia, um dos mentores do último censo da população em situação de rua da capital feito em 2013.
Segundo ele, a proporção de moradores de rua que convive com ideias de suicídio é muito alta. Um reflexo do sofrimento dessa população. "Existe o estigma, não se abre espaço para essas pessoas. O envelhecimento também os torna menos tolerantes a uma série de trabalhos que são propostos”, explica o especialista.
E eles também se tornaram mais numerosos. O número total aumentou 56,9% entre 2005 - quando foi realizado o segundo censo sobre o tema - e 2013. O número de abrigos e albergues para acolher essas pessoas, no entanto, continua praticamente o mesmo nas últimas duas décadas, exceto por uma ampliação total de cerca de 400 vagas neste período.
“Ninguém quer morar na rua”. O morador de rua Edivânio Silva, de 40 anos, discorda. “Ninguém quer ficar aqui, isso não é vida pra ninguém”, diz.
Ele faz parte da maioria (94%) dos moradores de rua de BH que, segundo o levantamento, deseja sair das ruas.
Fonte: Jornal O Tempo
=============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Porque conheço o número de vossos crimes e a gravidade de vossos pecados, opressores do justo, exatores de dádivas, violadores do direito dos pobres em juízo". (Amós 5, 12)
"Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, por em liberdade os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo.
É repartir seu alimento com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, em vez de desviar-se de seu semelhante. Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda.
Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações; se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis". (Isaías 58, 6-11)
"Ouvi a palavra do Senhor, príncipes de Sodoma; escuta a lição de nosso Deus, povo de Gomorra: Cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido; fazei justiça ao órfão, defendei a viúva. Ai de vós, que ajuntais casa a casa, e que acrescentais campo a campo, até que não haja mais lugar, e que sejais os únicos proprietários da terra". (Isaias 26)
"Ouvi isto, exploradores do necessitado, opressores dos pobres do país!"(Amós 8, 4)
"Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (São Mateus 25, 34 -40)
"Portanto, eis o que diz o Senhor Deus: meus servos comerão e vós tereis fome, meus servos beberão e vós tereis sede, meus servos se rejubilarão e vós ficareis envergonhados, meus servos cantarão na alegria de seu coração, e vós vos lamentareis com o coração angustiado, rugireis com a alma em desespero.
Vosso nome ficará como um termo de maldição entre meus eleitos: (Que o Senhor Deus te faça morrer!) enquanto meus servos receberão um novo nome.
Aquele que desejar ser abençoado na terra, desejará sê-lo pelo Deus fiel, e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus fiel, porque as desgraças de outrora serão esquecidas, já não lhes volverão ao espírito. Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito, mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo;
Jerusalém me alegrará, e meu povo me rejubilará; doravante já não se ouvirá aí o ruído de soluços nem de gritos.
Já não morrerá aí nenhum menino, nem ancião que não haja completado seus dias; será ainda jovem o que morrer aos cem anos: não atingir cem anos será uma maldição.
Serão construídas casas onde habitarão, serão plantadas vinhas cujos frutos comerão. Não mais se construirá para que outro se instale; não mais se plantará para que outro se alimente. Os filhos de meu povo durarão tanto quanto as árvores, e meus eleitos gozarão do trabalho de suas mãos.
Não trabalharão mais em vão, não darão mais à luz filhos votados a uma morte repentina, porque serão a raça abençoada pelo Senhor, eles e seus descendentes.
Antes mesmo que me chamem, eu lhes responderei; estarão ainda falando e já serão atendidos. O lobo e o cordeiro pastarão juntos, o leão, como um boi, se alimentará de palha, e a serpente comerá terra. Nenhum mal nem desordem alguma será cometida, em todo o meu monte santo, diz o Senhor". (Isaías 65, 13-25)
Salvem as vossas familias, sigam a sábia orientação da Palavra de Deus, que vos diz...
"Quem ajuda o pobre empresta a Javé, que lhe dará a recompensa devida". (Provérbios 19, 17)
E, QUE O VOSSO CORAÇÃO POSSA LEMBRAR...
"Feliz quem se lembra do necessitado e do pobre, porque no dia da desgraça o Senhor o salvará". (Salmos 40, 2)
"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.". (Sâo Mateus 6, 19-21)
www.rainhamaria.com.br
LEIA TAMBÉM...
Artigo de Dilson Kutscher: Você é um Sistema Humano ou uma Pessoa Humana?