Santo Afonso de Ligório: Vinda do Divino Juiz e Exame no Juízo Final


27.01.2015 -

n/d

Videbunt Filium hominis venientem in nubibus coeli, cum virtute multa et maiestate — “Eles verão o Filho do homem, que virá sobre as nuvens do céu com grande poder e majestade”(Mt.  24, 30).

Sumário. Eis que se abrem os céus e os anjos vêm assistir ao juízo trazendo as insígnias da Paixão de Jesus Cristo, e especialmente a Cruz. Vêm depois os santos apóstolos e todos os seus imitadores; vem a Rainha dos Santos, Maria Santíssima, e por fim o eterno Juiz mesmo, que, sentado num trono de majestade e de luz, procederá ao exame. Reflitamos aqui: O que será de nós nesse dia? Que desculpas poderemos alegar, se por ventura formos condenados?

I. Considera como a divina Justiça julgará todos os povos, quando, no fim do mundo, ressuscitarem os corpos para receberem, juntamente com a alma, a recompensa ou o castigo, segundo as suas obras. Eis que já se abrem os céus, e os anjos vêm assistir ao juízo, trazendo as insígnias da Paixão de Jesus Cristo, segundo Santo Tomás. Aparecerá sobretudo a Cruz: E então aparecerá o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra se lastimarão em pranto (1). Diz Cornélio a Lapide: Ao verem a Cruz, como chorarão nesse dia os pecadores, que em vida não cuidaram da sua salvação eterna, que tanto custou ao filho de Deus! Assistirão também, na qualidade de assessores, os santos apóstolos e todos os seus imitadores, que juntamente com Jesus Cristo julgarão as nações. Fulgebunt iusti, indicabunt nationes (2) — “Os justos refulgirão e julgarão as nações”. Virá assistir igualmente a Rainha dos Santos e dos Anjos, Maria Santíssima.

Aparecerá enfim o eterno Juiz, num trono de majestade e de glória: Et videbunt Filium hominis venientem in nubibus coeli, cum virtute multa et maiestate — “Eles verão o Filho do homem, que virá sobre as nuvens do céu com grande poder e majestade.” A vista de Jesus regozijará os eleitos, mas para os réprobos será maior tormento que o inferno mesmo, diz São Jerônimo. Por isso exclamava Santa Teresa: Meu Jesus, infligi-me qualquer outro castigo, mas não me deixeis ver nesse dia a vossa face indignado contra mim. E São Basílio acrescenta: Superat omnem poenam confusio ista: esta vista será o mais horrível de todos os tormentos. Então cumprir-se-á a profecia de São João: os condenados rogarão às montanhas que caiam sobre eles e os livrem da vista do Juiz irritado. Abscondite nos a facie sedentis super thronum et ab ira Agni (3).

n/d

II. Principia o julgamento. Manuseiam-se os processos, isto é, põe-se a descoberto a consciência de cada um: Iudicium sedit et libri aperti sunt (4) — “Assentou-se o juízo e abriram-se os livros”. As primeiras testemunhas chamadas a depor contra os réprobos, serão os demônios, que (segundo Santo Agostinho) dirão: “Deus de justiça, mandai que seja nosso aquele que de nenhum modo quis ser vosso.” Testemunhas serão em segundo lugar as próprias consciências: dando-lhes testemunho a própria consciência (5).

n/d

Outras testemunhas, a clamarem vingança, serão as paredes da casa onde Deus foi ofendido pelos pecadores: Lapis de pariete clamabit (6).

Virá afinal o testemunho do próprio Juiz, que esteve presente a todas as ofensas que lhe foram feitas. Diz São Paulo que então o Senhor manifestará o que se acha escondido nas trevas (7); isto é, descobrirá então aos olhos de todos os homens os mais recônditos e vergonhosos pecados dos réprobos, que eles em vida ocultaram aos próprios confessores: Revelabo pudenda tua in facie tua (8). Os pecados dos eleitos, segundo o Mestre das Sentenças e outros teólogos, não serão manifestados, mas ficarão encobertos, conforme estas palavras de Davi: Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas e cujos pecados são encobertos (9). Pelo contrário, os dos réprobos, diz São Basílio, serão vistos de todo o mundo num relance de olhos, como num quadro.

n/d

Considera agora, meu irmão: o que será de ti nesse dia?… quão grande será a tua confusão se por desgraça te perderes?… que desculpas poderás alegar? Eia pois, faze penitência, muda de vida, dá-te inteiramente a Deus e começa a amá-Lo devéras.

Sim, meu Jesus, já Vos ofendi bastante; não quero empregar a vida que ainda me resta, em dar-Vos novos desgostos. Não é isso o que Vós mereceis. Quero empregá-la somente em amar-Vos e em chorar os meus pecados, que agora detesto de todo o meu coração.

† Ó dulcíssimo Jesus, não sejais meu juiz, senão meu Salvador (10). — E vós, ó minha Mãe Maria, rogai a vosso divino Filho por mim. (*II 115.)

1. Matth. 24, 30.
2. Sap. 3, 7.
3. Apoc. 6, 16.
4. Dan. 7, 10.
5. Rom. 2, 15.
6. Habac. 2, 11.
7. 1 Cor. 4, 5.
8. Nah. 3, 5.
9. Ps. 31, 1.
10. Indul. de 50 dias de cada vez.

Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo I – Sto. Afonso

Fonte: Dominus Est  -   imagens  www.rainhamaria.com.br

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Lembrando o artigo publicado em 20.12.2013

- De surpresa e sem aviso, o Dia de prestar contas ao JUSTO JUIZ -

Por  Dilson Kutscher

Estava eu no aeroporto para encontrar um amigo que iria buscar uma pessoa. Cheguei mais cedo do horário combinado, mas além disto, este amigo ficou preso no trânsito e demorou a chegar. Apenas pude me limitar a sentar e esperar por um longo tempo.

Sentado pensava: Que faço aqui, no meio desta multidão, filas e filas para embarcar e cadeiras do saguão lotadas. Logo no aeroporto fui marcar para me encontrar com este amigo que ainda vai se atrasar. Cada vez mais pessoas chegavam para viajar ou buscar seus amigos e familiares.

n/d

Eu escutava a minha volta as mais variadas conversas: Alguns viajarvam para compras no exterior, outros saindo de férias, muitos para passar o Natal com as suas famílias e uma pessoa que sentou ao meu lado iria para sua última reunião de negócios do ano.

Comecei a pensar, como todas essas pessoas vão embarcar num avião, rumo as suas férias, divertimentos, compras, rever suas famílias, reunião de negócios e outras coisas, confiando completamente as suas vidas numa máquina inventada e pilotada por homens, que também são responsáveis pela manutenção dela, para garantir que não ocorram problemas mecânicos durante a viagem com todas essas pessoas a bordo.

n/d

Levando em conta, que um avião comercial, leva em média cerca de 150 passageiros, fora a tripulação, tais pessoas estão a mercê de 2 pilotos, dos mecânicos da manutenção e da própria aeronave durante toda a viagem.
Qualquer falha humana ou mecânica no avião e o destino de todas as pessoas a bordo será mudado para sempre
.

n/d

Caso um infortunio aconteça, não haverá mais viagem de férias, divertimentos, compras, rever a família e reunião de negócios, mas haverá de imediato algo que talvez poucas ou quem sabe nenhuma destas pessoas pensou que naquele momento acontecesse, o Encontro com o Justo Juiz, o DEUS Altissimo.

De surpresa e sem aviso, o Dia de prestar contas ao JUSTO JUIZ chegou.

Suas posses e bens materiais não significam mais nada, seu ouro e sua prata já não tem valor.
Tudo que possuíam na sua vida terrena ficou para trás, seu maior bem naquele momento é o que levam no seu coração.

"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam". (Mt 6, 19 -20)

Agora, estão Diante do JUSTO JUIZ e sua Sentença será dada e não haverá bons advogados para defender a sua causa como tinham no mundo..

O JUIZ ouvirá a acusação ou a absolvição, que virá de seus corações. (eles próprios serão o acusador,)

"A obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um. (I Coríntios 3, 13)

n/d

Com certeza ouvirão em alto e bom Tom as seguintes Palavras:

(neste momento não saberão se as Palavras são para eles)

" - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,
porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;
nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.
Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizeste"s (Mt 25, 34 -40)

Ou infelizmente poderão ouvir:

" - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos". (São Mateus 25, 41)

Vejo pessoas que saem de férias, se divertem, fazem compras e esbanjam valores, somente pensando nelas mesmas e no conforto de suas famílias.

Vejo pessoas rumo as suas reuniões de negócios com o intuito de acumular na sua vida mundana cada vez mais ouro e prata nos seus cofres, mas ao ver um mendigo ou pessoa necessitada prefere ignorar ou dizer que não é sua responsabilidade tal situação.

Vejo pessoas com suas famílias festejando datas, onde existe grande fartura de alimentos, mas não olham pela janela do seu coração para ver seu irmão que passa necessidade e fome.

Diante disto, diz na Sagrada Escritura:

"Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento". (São Tiago 2, 13)

"De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?" (São Tiago 2, 14)

"Porque, conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos, e se lhes obscureceu o coração insensato".(Rm 1, 21)

"Eis que venho em breve, e a minha recompensa está comigo, para dar a cada um conforme as suas obras". (Apocalipse 22, 12)

Para infelizmente os que por qualquer fatalidade foram pegos de surpresa indo ao Encontro do JUSTO JUIZ, o DEUS ALTISSIMO, a palavra BREVE da passagem acima Chegou antecipadamente.

Para terminar, enquanto estava ainda sentado no saguão do aeroporto, vi um Sacerdote na fila para o embarque. Aliás, acho que era um padre, pois hoje em dia você não sabe mais quem é um Embaixador do REI Jesus, já que a grande maioria dos padres não se distingue mais de qualquer outra pessoa normal. Então, parecia ser um religioso, nem posso afirmar se era católico.

Supondo que este Sacerdote fosse também pego de surpresa para um encontro com a SANTA FACE DE DEUS.

Estaria este Sacerdote salvo, somente por ser um Embaixador de Cristo na Terra?

Diz na Sagrada Escritura:

"O senhor daquele servo virá no dia em que não o esperar e na hora em que ele não pensar, e o despedirá e o mandará ao destino dos infiéis.
O servo que, apesar de conhecer a vontade de seu senhor, nada preparou e lhe desobedeceu".  (Lucas 12, 46-47)

"A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido».
Porque vem o momento em que se começará o julgamento pela casa de Deus. Ora, se ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de Deus?" (I São Pedro 4, 17)

Este Sacerdote ouvirá também as mesmas palavras igualmente ditas aos outros filhos do Altissimo

Tive fome e me destes de comer? Tive sede e me destes de beber? Era peregrino e me acolhestes? Nu e me vestistes? Enfermo e me visitastes? Estava na prisão e viestes a mim?

Para um Sacerdote, o Julgamento do JUSTO JUIZ ainda vai além de Tudo isto, já que ele é responsável por seu rebanho e a salvação de milhares de almas.

Disse Santa Teresinha do Menino Jesus: “Rezemos muito pelos sacerdotes; As suas almas precisam ser mais lúcidas e mais puras do que o cristal”.

Disse São Francisco de Assis: “Se eu encontrasse um anjo e um sacerdote, primeiro saudaria ao sacerdote e depois ao anjo...”.

Disse certa vez o Santo Dom Bosco: "O padre não vai sozinho para o céu. Nem para o inferno. Se agir bem, irá para o céu com as pessoas que ajudou com seu bom exemplo. Se for infiel, se se envolver em escândalos, se perderá com as pessoas condenadas por seu escândalo".

O Santo Padre Pio resume numa frase: "O Sacerdote, ou é um Santo, ou é um demônio." Ou santifica, ou arruína.

O Papa São Pio X dizia: “Um padre santo faz o povo santo e um padre que não é santo, podemos chamá-lo não inútil, mas até de perigoso para o próximo”.

Leigos e religiosos, lembrem-se sempre nos seus corações das Palavras da Sagrada Escritura:

"Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade", não sou nada. (I Coríntios 13, 2)

 

LEIA TAMBÉM...

Se estes mortos voltassem ao mundo, que não fariam pela vida eterna?

Quando se derruba uma árvore, para que lado cai? Cai para onde está inclinada.. Para que lado te inclinas, meu irmão?

Santo Afonso de Ligório: Considera que és pó e que em pó te hás de converte

Santo Afonso de Ligório: Incerteza na hora da morte

Agora recorreis a Mim? Pedi socorro às criaturas, já que foram elas os vossos deuses

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne