08.12.2014 -
RÁPIDA EVOCAÇÃO DA ORIGEM DO “PAPAI NOEL”
De acordo com a tradição, Nicolau de Myre, ou seja, São Nicolau, é o personagem que serviu de fonte de inspiração ao “Papai Noel”, visto que sua biografia conta que ele ressuscitou três crianças assassinadas por um horrível açougueiro. Esse milagre lhe valeu ser apresentado como o santo protetor de todos os pequenos. Assim, em 6 de dezembro de todo ano, nos países da Europa do norte e do oeste, o costume estabelece que um personagem, vestido como se imaginava que São Nicolau o era – barba grande, cruz peitoral, mitra, grande roupa com capuz – vá então de casa em casa para oferecer presentes às crianças boazinhas.
O Papai Noel é um “avatar” de São Nicolau, ou, de preferência, de um São Nicolau tal como era antes que a Coca Cola o reclamasse, vestindo-no com um casaco e uma calça vermelha – e não mais com o hábito longo de um bispo -, transformando-no num velhote gordo e sorridente, conforme certa iconografia própria à imaginação hiper-consumista dos americanos.
Claude Lévi-Strauss (1908-2009), fundador do estruturalismo, – e que não é um dos nossos amigos – escreveu a propósito do desvio do São Nicolau católico para o Papai Noel do novo continente:
“É significativo que os países latinos e católicos, até o século passado, tenham enfatizado São Nicolau, ou seja, a forma mais apreciada do relato, enquanto que os países anglo-saxões o dividiram livremente em suas duas formas extremas e antitéticas de Halloween, onde as crianças brincam com os mortos para cobrarem os adultos, e do Christmas, onde os adultos enchem as crianças para exaltar sua vitalidade”.
A QUESTÃO QUE NOS OCUPA: QUEIMARAM O PAPAI NOEL DEPOIS DE TÊ-LO SUSPENSO
É o que nos informa um artigo do France-Soir da segunda-feira do dia 24 de dezembro de 1951, com foto como prova.
“O papai Noel foi suspenso ontem a tarde nas grades da catedral de Dijon… e queimado publicamente diante da fachada. Essa execução espetacular ocorreu na presença de várias centenas de crianças…. Ela tinha sido decidida com a anuência do clero, que tinha condenado o papai Noel como usurpador e herege. Ele tinha sido acusado de paganizar a festa do Natal e de ter se instalado como um cuco, ocupando um lugar cada vez maior. Recriminaram-lhe sobretudo por ter entrado em todas as escolas públicas, de onde o presépio é escrupulosamente banido. No domingo, às três horas da tarde, o infeliz homem de barba branca pagou como muitos inocentes por uma falta da qual se tornaram culpados aqueles que aplaudiram sua execução. O fogo queimou sua barba e ele desapareceu na fumaça.
No fim da execução, um comunicado foi publicado, cujo essencial é: “Representando todos os lares cristãos da paróquia que desejam lutar contra a mentira, 250 crianças, agrupadas diante da porta principal da catedral de Dijon, queimaram o Papai Noel. Não se tratava de uma atração, mas de um gesto simbólico. O Papai Noel foi sacrificado em holocausto. Na verdade, a mentira não pode despertar o sentimento religioso das crianças e não é de modo algum um método de educação. Que outros digam e escrevam o que quiserem e façam do Papai Noel o contrapeso do padre Fouettard. Para nós, cristãos, a festa do Natal deve permanecer com a festa do aniversário de nascimento do Salvador”.
A execução do Papai Noel diante da fachada da catedral foi diversamente apreciada pela população e provocou vivos comentários até mesmo entre os católicos. Além disso, essa manifestação intempestiva corre o risco de ter consequências imprevistas por seus organizadores”.
O cardeal Jules Saliége, arcebispo de Toulouse, se apressou a apoiar o clero da catedral de Dijon declarando sem embargo:
“Não falem do Papai Noel pela boa razão de que ele nunca existiu. Não falem do Papai Noel, pois o Papai Noel é uma invenção da qual os astutos se servem para retirar todo o caráter religioso da festa do Natal. Coloquem os presentes nos sapatos de seus filhos, mas não lhes falem essa mentira, de que o Pequeno Jesus desce nas chaminés para trazê-los. Isso não é verdade. O que é preciso fazer é distribuir a alegria em torno de si, pois o Salvador nasceu”.
Por sua vez, o porta-voz do episcopado francês apoiava essa ação simbólica no France-Soir do dia 24 de dezembro por essas palavras sem ambiguidade:
“O Papai Noel e o pinheiro foram introduzidos nas escolas públicas enquanto que eles são a reminiscência de cerimônias pagãs ligadas ao culto da Natureza que não têm nada de cristãs, enquanto que em nome de uma laicidade excessiva o presépio é escrupulosamente banido das mesmas escolas”.
Depois desses posicionamentos corajosos – que mesmo naquela época iam contra a corrente do pensamento dominante – muita água correu debaixo das pontes. Muita água turva que escapou do Concílio Vaticano II e inundou até os espíritos daqueles que estão encarregados de nos ensinar.
É assim que se pode ler no Le Parisien de 5 de dezembro de 2014, a propósito da vontade de proibir os presépios nos lugares públicos, o lamentável e miserável comunicado de Dom Bernard Podvin, porta-voz dos bispos da França, que, escreve o jornalista, “comunica sobre o assunto com uma prudência episcopal, fugindo de qualquer polêmica”:
“Não se comenta uma decisão de direito enquanto tal. A Igreja católica respeita a neutralidade do Estado, porém é preciso ser cego para não discernir que o presépio atinge a população de um ponto de vista afetivo mais amplo do que seu significado religioso. O dia onde nossa sociedade terá apenas o presépio para ter medo está longe de nascer!”
Vê-se que essa ação “insólita” não seria mais compreendida atualmente. Contudo é nosso dever, incluindo entre os nossos verdadeiros amigos e as famílias da Tradição, denunciar essa paganização que submerge tudo como a onda do Reno que acabou por se lançar no Tibre.
Boas e felizes festas da Natividade a todos.
Fonte La Porte Latine - Dominus Est
==============================
Nota de www.rainharainha.com.br
Por Dilson Kutscher
Infelizmente, queimar Papai Noel para chamar a atenção, ao Único e Verdadeiro Dono da Festa, o Aniversariante Jesus, é algo que ficou no passado. Hoje os que se dizem servidores do REI Jesus, a maioria deles se vendeu como o traidor Judas por algumas moedas. A maioria dos eclesiásticos seguem as modas e novidades do mundo, estão de "mãos dadas" com os inimigos da Igreja, com aqueles que se rebelaram contra TUDO que é Sagrado, contra as Leis e Preceitos do DEUS Altissimo. Eles deixam este impostor Papai Noel dividir a Festa de Aniversário de Jesus com ele. Se fossem mesmo servidores fiéis, falariam claramente que o Natal é Sagrado, que a profanação do mundo não pode adentrar pela porta da frente da Casa de DEUS. Que Papai Noel é uma grande armadilha do inimigo de DEUS, o demônio, para fazer a humanidade esquecer-se do Aniversariante Jesus, assim DEUS Pai seria desafiado e ofendido, por ver SEU FILHO ser desrespeitado, e os homens adorando a Papai Noel e não mais a Jesus.
E, dirão como sempre, os católicos modernistas, que igualmente seguem as modas e novidades do mundo: "Ah..sr. Kutscher, novamente um exagero da sua parte dizer isto".
EXAGERO!?
Lembrarei no Natal de 2013, o seguinte:
Adivinha nos bairros de Florianópolis SC
Quem se apossou do Natal nas Igrejas, na Casa de Deus? ou será que não é mais a Casa de Deus, mas a casa do Papai Noel?
(Com autorização do Bispo, para tal imagem ser exibida)
SIM, o Papai Noel estampa a fachada da Casa de DEUS no Natal de Florianópolis. Aliás, era a Sagrada Casa de DEUS, agora é a casa mundana e profana do Papai Noel.
Acha isto apenas um caso isolado de apostasia e desrespeito com Jesus, o Verdadeiro Aniversariante e Dono da Festa, pois...então tem mais...
Noticia do Jornal Zero Hora RS - Dezembro 2013
Canela RS: o Papai Noel desce pela Catedral de Pedra, dando as boas vindas ao público.
Quem estiver em Canela nos dias 14 e 21 de dezembro terá a oportunidade de celebrar o Natal na Região das Hortênsias com o espetáculo multimídia Simplesmente Natal. Pelo menos 200 músicos, bailarinos, acrobatas e atores irão apresentar ao público canções natalinas tendo como cenário a Catedral de Pedra, um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade.
(Lembrando: Cumpre-se as Palavras do Rei Jesus a São Pio de Pietrelcina, em 1913...“Minha casa tornou-se, para muitos, um teatro de divertimentos”)
Após o espetáculo, acontece um dos momentos mais tradicionais da temporada natalina de Canela: o Papai Noel desce para a cidade pela Catedral de Pedra, dando as boas vindas ao público.
Show na Catedral de Canela com Papai Noel descendo do alto da torre e todos aplaudindo.
— O que nos moveu a criar este espetáculo foi a nossa vontade de reunir o maior número de modalidades artísticas em um concerto que valorize o produto artístico da nossa região. São artistas de alta performance, que mostram o seu melhor desempenho. Temos um rol de vários parceiros, técnicos e colaboradores, todos ansiosos para mostrar seu trabalho e o amor que têm pelo que fazem — destaca Rodrigo Cadorin, diretor artístico da D'arte Multiarte, empresa realizadora do Simplesmente Natal.
Desfile das Mamães Noéis na porta da Catedral de Canela.
Diz na Sagrada Escritura:
"JESUS disse-lhes: "Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Em vão, pois Me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos". (Is. 29,13). (Mc. 7, 6-7)
"Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus." (Jo 12, 43)
"É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo". (Gl 1,10)
"Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!" (Romanos 1, 25)
Acho que nem é necessário comentar muita coisa, as imagens já falam por si mesmas.
Do alto da torre da Catedral, a CASA DE DEUS, desce quem?
Talvez Anjos, encenando trazer o Menino Jesus na Manjedoura?
Mas, quem desce é...
Aquele que se apossou por completo da DATA DE ANIVERSÁRIO DO REI JESUS.
Eu posso, infelizmente, afirmar, que muitos católicos participam deste Show, na Catedral de Canela, achando isto perfeitamente normal na nossa sociedade moderna.
Dirão que sou um católico extremamente conservador, fanático e ultrapassado.
Mas, quando UM DIA estiverem diante do TRONO DO ALTÍSSIMO e for citado as PALAVRAS DA SAGRADA ESCRITURA que dizem:
"Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus. Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada". (Mateus 10, 32-34)
Então, que resposta darão ao JUSTO JUIZ?
Deixar que um impostor tome o lugar do Aniversariante e Fillho do Altissimo Jesus, não é também igualmente uma forma de negar a Cristo?
"Jesus disse-lhes: Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações; pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus". (São Lucas 16, 15)
"Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos". (São João 3, 31)
Mas...Porquê serei condenado? Papai Noel é São Nicolau, santo da Igreja Católica!!!
Que seja! Mas nunca, nunca mesmo, um Santo da Igreja Católica se colocaria no lugar do Menino Jesus! Pelo contrário, os Santos dizem: “É preciso que Jesus cresça e eu diminua!” (João, 3, 30)
Então...
Para essa sociedade moderna, que esqueceu e trocou SEU VERDADEIRO E ÚNICO DEUS...pelas modas mundanas...
Fica o AVISO DO REI JESUS....(pode ter certeza que se Cumprirá)
"Por isso te digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti"! (Mt 11, 20-24)
Que o Senhor DEUS tenha Misericórdia !
www.rainhamaria.com.br