O salto do Rio Piracicaba desapareceu devido à falta d'água e pedras do fundo estão amostra


07.10.2014 - O salto do Rio Piracicaba desapareceu devido à falta d'água. As pedras do fundo estavam nesta terça-feira (7) aparentes na região do Parque do Mirante, ponto turístico de Piracicaba (SP).

n/d

Esta situação é reflexo da baixa vazão do manancial, que está 83% abaixo da média para os dias de outubro, conforme dados da série histórica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) do Estado de São Paulo. Com poucas chuvas no ano, o rio bateu diversos recordes negativos.

De acordo com o Sistema de Telemetria do Comitê das Bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), por volta das 12h, a vazão do manancial na cidade era de 12,4 mil litros de água por segundo, enquanto a média para o mês de outubro dentro da série histórica é de 75 mil litros de água por segundo. No mesmo dia do ano passado, a vazão era de 91 mil litros de água por segundo.

n/d

Salto do Rio Piracicaba, em 2009, durante período de cheia

n/d

Situação hoje, as pedras do fundo estão amostra

A situação da profundidade do rio também era preocupante às 12h, quando registrou 83 centímetros. A média para esta época do ano é de 1,60 metro. No mesmo dia do ano passado, o manancial registrou 1,82 metro. Essa falta d'água fez com que as pedras do fundo aparecessem e parte delas foi até tomada por vegetação.

Desde o início do ano, especialistas afirmavam que somente com grande volume de chuvas o manancial poderia se recuperar. As precipitações eram esperadas para setembro, mas o mês registrou cerca de 20 milímetros de chuva, o que não surtiu efeito considerável.

Conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não haverá chuvas até o final desta semana. A previsão meteorológica diz apenas que o tempo ficará com a umidade relativa do ar entre 60% e 80%, em Piracicaba.

A vegetação inclusive formou uma espécie de "jardim" no trecho do manancial próximo à ponte do antigo anel viário que liga as rodovias Deputado Laércio Corte (SP-147) e Luiz de Queiroz (SP-304). O "tapete verde" que se formou no local tem aproximadamente 150 metros de comprimento e cobre o rio de uma margem à outra. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por meio da assessoria de imprensa, informou que esse tipo de vegetação é muito comum em rios quando estão com baixa vazão.

Fonte: G1

==============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Seca no Lago de Furnas, em MG, revela cidade submersa em 1963

Seca faz nascentes na Serra da Canastra perderem um quilômetro de extensão

Avanço da seca em Minas vira estopim de batalha pela água entre produtores rurais

Água virou artigo de luxo? Seca multiplica casos de furto de água no País

Seca no rio São Francisco pode afetar geração de energia em Minas Gerais

Brasil Secando: Seca já faz 1 em cada 5 cidades do país decretar emergência ou calamidade

Brasil Secando: Represa de Três Marias, no Norte de MG, está com 6% de seu volume útil

Sistema Cantareira: 182 bilhões de litros de água se esgotam em 4 meses

Sinal dos Tempos: Lagoa seca completamente e causa mortandade de peixes no interior de

Além da seca, focos de incêndios aumentam em todas as Regiões de Sâo Paulo

A Bahia secou: 140 cidades baianas estão em situação de emergência

Sinal dos Tempos: Desesperados pela seca histórica, criam campanha Setembro Chove


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne