25.09.2014 -
Os ventos e a chuva que causaram estragos em Porto Murtinho, cidade a 431 km de Campo Grande, foram classificados como tornado pelo meteorologista Natálio Abrão Filho, da Uniderp/Anhanguera. A tempestade provocou destruição, incluindo o naufrágio de uma embarcação com turistas, no Rio Paraguai. Vinte e sete pessoas estavam a bordo. Vinte duas estão desaparecidas, três foram resgatadas com vida e um corpo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros
De acordo com a prefeitura de Porto Murtinho, o Corpo de Bombeiros está focado nas buscas por sobreviventes do acidente. Mais de cem árvores caíram e há registros de destelhamento de imóveis. Equipes da prefeitura, dos Bombeiros e da Marinha estão envolvidas nos trabalhos.
O prefeito, Heitor Miranda informou ao Campo Grande News que já decidiu decretar estado de emergência.
Na hora do evento, a temperatura registrada foi de 22 graus, sendo que às 15h da tarde foi registrada temperatura de 38 graus, uma queda de 16 graus.
“O vento chegou a 93 km/hora em um período muito pequeno, de um a três minutos. Sai de 5 a 10 km e vai até 90 km. E o deslocamento é pequeno, de um quilômetro, que foi para o rio. A embarcação não estava no equilíbrio estável em função da má distribuição de pessoas dentro do barco”, explicou.
Segundo o meteorologista, o tornado é formado devido à uma junção de características climáticas, sendo que a umidade e a alta temperatura influenciam na formação do fenômeno.
Esse tipo de ocorrência só é formado quando há um tipo específico de nuvem, conhecida popularmente como funil de nuvem.
O tornado tem, geralmente, cerca de 100 metros de espessura e se caracteriza pela formação de um corredor que não abrange quilômetros de extensão, mas causa muitos estragos.
Fonte: Campo Grande News
=============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
VEJA O VIDEO SOBRE O TORNADO NA CIDADE DE PORTO MURTINHO MS
Diz na Sagrada Escritura:
"Pois bem, vou mostrar o que valem tua justiça e tuas obras! Elas não te servirão de coisa alguma, quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará. Aquele, porém, que contar comigo herdará a terra, e possuirá meu monte santo". (Isaías 57, 12-13)
"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (São Lucas 21,25)
"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
VEJA TAMBÉM...
Visôes do Autor deste Site: Fenômenos Climáticos Intensos no Céu
Visões do Autor deste Site: Nuvens Negras nos Céus das Cidades Brasileiras
Vendaval com ventos de 100 km/h arrasta aviões no Aeroporto de Pres. Prudente SP
Granizo com pedras de gelo do tamanho de uma laranja assustam moradores do Paraná
Tremor de terra assusta população da cidade de Arapiraca, no Alagoas