Brasil Secando: Represa de Três Marias, no Norte de MG, está com 6% de seu volume útil


17.09.2014 -

n/d

Dez cidades do norte de Minas poderão ser atendidos por caminhões pipas.
Apenas uma das seis turbinas da usina está funcionando.

A Represa de Três Marias, Norte de Minas Gerais, registrou o volume útil de 6,13% nesta quarta-feira (17), de acordo com a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esta é a primeira barragem construída ao longo do Rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais e passa por cinco estados.

Inaugurada em 1962, a represa tem a capacidade de armazenar 21 bilhões m³ de água, equivalente a sete vezes o volume da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, em uma área de 202.500 m². “A importância da bacia vai além dos benefícios de geração de energia elétrica. Ela é mais importante no que concerne a produtividade social e econômica do estado”, analisa o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Reinaldo Nunes.

n/d

Marca no vertedouro (à direita) mostra onde seria o nível normal da água na barragem.

Segundo a secretária nacional do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e o Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias (Comlago), Sílvia Freedman, as cidades que estão acima da represa ainda não sofrerão com as consequências do nível do reservatório. Entretanto, 10 municípios que utilizam da água do Rio São Francisco, fornecida pelo Reservatório de Três Marias, poderão enfrentar sérios problemas, entre eles Pirapora, Januária, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz e  Jaíba.

Só a possibilidade de utilizar caminhões pipas já é um agravante. Com isso, teremos uma perda econômica e social muito grande, principalmente no Projeto Jaíba que utiliza a água do reservatório”, comenta a secretária Sílvia Freedman.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou também que a Usina Hidrelétrica que é atendida pela represa de Três Marias registrou nesta quarta-feira a entrada (afluente) de 21,1 m³ de água por segundo em seu reservatório, enquanto a quantidade que sai (defluente) é de 160,2 m³ por segundo. Das seis turbinas da hidrelétrica, apenas uma está em funcionamento.

Ainda de acordo com Sílvia Freedman, no próximo dia 15 de outubro será realizado um teste para mediar novamente a vazão da repressa. "Consiste em fazer um experimento para verificar a passafem da água pela turbina para que não seque o curso do rio", explica.

Prejuízos

Com a severa estiagem, a Prefeitura de Três Marias protocolou na Secretaria de Estado de Defesa Social (Sedes) o pedido de estado de emergência. “A situação continua dramática, pois o afluente é menor do que o nível defluente. Pela primeira vez na história, muitos de nossos córregos estão secando. Agora nos resta pedir para que São Pedro nos mande chuva”, diz o prefeito Vicente Rezende.

Devido a baixa no nível da represa, os royalties destinados ao município de Três Marias diminuíram, segundo Rezende.

n/d

A água viria até este muro de concreto.

“Houve uma queda nos royalties referente a área alagada, devido a baixa na geração de energia, pois das seis turbinas utilizadas na hidrelétrica, apenas uma está funcionando. Isso proporcionou uma queda abrupta”, completa o gestor municipal.

Até o fim da tarde desta quarta-feira, a Companhia Energética de Minas Gerais não se manifestou sobre a possível diminuição da capacidade de produção de energia da Usina Hidrelétrica de Três Marias.

Fonte: G1

==============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Oséias 4, 1-3)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Brasil Secando: Seca já faz 1 em cada 5 cidades do país decretar emergência ou calamidade

Sinal dos Tempos: Lagoa seca completamente e causa mortandade de peixes no interior de

Além da seca, focos de incêndios aumentam em todas as Regiões de Sâo Paulo

A Bahia secou: 140 cidades baianas estão em situação de emergência

Sinal dos Tempos: Desesperados pela seca histórica, criam campanha Setembro Chove

Reportagem: Em seca, criança de Quixeramobim, no interior do Ceará, luta pela vida

Governador de SP conta com São Pedro para salvar abastecimento de água

Missa na Catedral de Ribeirão Preto com baldes e garrafas d'água para pedir chuva

Fiéis fazem procissão para ter de volta água na torneira em Itu SP

Seca histórica: Maiores represas do Cantareira viram córrego

Pior seca transforma os grandes rios paulistas em caminhos de pedra e areia

Sinal dos Tempos: Cidade paulista de Itu começa comprar água para aliviar racionamento

Seca sem fim: Desesperados, moradores de Itu usam água de córrego para se abastecer

Crise da água: Torneiras em São Paulo já começam a jorrar água suja

Sistema Alto Tietê pode secar: Em 2015 de onde vamos tirar a água? Perguntam

Seca histórica: Racionamento de água é insuficiente para recuperar níveis de reservatórios

A água do rio Paraíba do Sul também está acabando, situação é pior que no Cantareira

Seca encalha hidrovia, quebra safras e provoca desemprego no interior de SP

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne