14.08.2014 -
O secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, afirmou na manhã desta quarta-feira (13), que a seca na região atendida pelo rio Paraíba do Sul é pior que a registrada no Sistema Cantareira, durante estrevista à Rádio Estadão. Segundo Arce, a água do Paraíba está acabando.
— Eu acho que ela é mais grave do ponto de vista do abastecimento. Aqui em São Paulo, na parte paulista do Vale do Paraíba, de Jacareí a Queluz, incluindo Taubaté e São José dos Campos, nós consumimos em torno de 7 m³ de água por segundo. Já o Rio de Janeiro (consome) 55 m³.
O secretário repetiu as declarações do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de que, ao reduzir a vazão do rio Jaguari, cumpre legislação da ANA (Agência Nacional de Águas) que determina que o abastecimento prioritário é para a população.
O que nós estamos defendendo é usar a legislação, que é muito clara quanto a isso. A água é prioritária para atendimento das necessidades do consumo humano, que é cozinhar, tomar banho, tomar água, além de matar a sede dos animais. Fora isso, o resto é detalhe, que não deve ser atendido numa situação como a que estamos vivendo atualmente.
Crise leva cidades a buscar água em rios poluídos.
O esgotamento dos reservatórios usados para abastecimento causado pela seca já leva cidades do interior a captar água em rios poluídos para atender a população. A prefeitura de Indaiatuba, cidade de 200 mil habitantes na região de Campinas, iniciou processo para retirar água do rio Jundiaí, um dos mais poluídos do Estado no trecho que corta o município. O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) entrou com pedido no CRH (Conselho Estadual de Recursos Hídricos) para reenquadrar o rio da Classe 4 - categoria em que as águas não podem ser usadas para abastecimento - para a Classe 3. Com o enquadramento, a água poderá ser tratada e distribuída à população.
De acordo com a prefeitura, investimentos em despoluição realizados ao longo da bacia nos últimos 20 anos melhoraram a qualidade da água, principalmente no trecho entre Itupeva e Jundiaí.
— Além do relatório da Cetesb que atesta a qualidade da água do rio, foram realizados ensaios de tratabilidade com base na Portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde, que demonstraram que após tratamento, a água do rio Jundiaí pode ser utilizada para abastecimento público.
Fonte: R7 noticias
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Por Dilson Kutscher
A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.
Diz na Sagrada Escritura:
"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)
"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Leia também...
Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto
Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam
Seca encalha hidrovia, quebra safras e provoca desemprego no interior de SP
Crise da água: Vazão menor em usina de SP vai esvaziar reservatório de 3 hidrelétricas
Fiéis fazem procissão para ter de volta água na torneira em Itu SP
Sistema Cantareira registrou pela 1ª vez na história 15 meses de perda de água
Seca: Itu (SP) vive colapso e moradores dizem receber água uma vez por semana
MPF recomenda que governo de SP implemente racionamento de água imediato
Nível do Cantareira cai para 15,9% e cidades no interior de SP furam poços para evitar falta de água
Estiagem no interior de SP faz afluente do rio Tietê secar completamente
Sistema Alto Tietê pode secar: Em 2015 de onde vamos tirar a água? Perguntam