08.05.2014 -
No mesmo período do ano passado, reservatórios tinham 61,9% da capacidade
O volume de água do Sistema Cantareira sofreu nova queda e atingiu os 9,4% de sua capacidade nesta quinta-feira (8). No mesmo período, em 2013, os reservatórios indicavam 61,9%, segundo os dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Esse é o menor índice da história do sistema, que abastece quase 9 milhões de pessoas na capital e na região metropolitana.
A Sabesp informa que, nos níveis atuais de chuva, a região metropolitana tem o abastecimento garantido até março de 2015. A companhia afirma também que não há racionamento, rodízio ou restrição de consumo de água em nenhum dos 365 municípios atendidos.
A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos informa que não há programação de racionamento de água na capital e que o volume estratégico do Sistema Cantareira é suficiente para abastecimento até meados de 2015.
Na última quinta-feira (1º), o governo do Estado de São Paulo informou que a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia) aprovou a proposta da multa de 30% para quem aumentar o consumo de água na Grande São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, a medida agora está sendo avaliada pela Procuradoria-Geral do Estado antes de entrar em vigor.
A intenção do governo é começar a multar os clientes da Sabesp em junho a partir do consumo medido em maio. De acordo com a secretaria, o cálculo será feito a partir da média do consumo mensal realizado em 2013.
Antes da multa, alternativas foram colocadas em prática. Neste ano, a Sabesp intensificou a captação de água em outras fontes já disponíveis, como o Sistema Alto Tietê, e deu andamento a projetos para captar água em regiões mais distantes, como o Sistema São Lourenço, no interior do Estado. Além disso, a companhia anunciou no início de ano a oferta de um desconto de 30% para clientes que reduzissem em 20% o consumo de água.
Fonte: R7
============================
Nota de www.rainhamaria.com.br - por Dilson Kutscher
A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra
Diz na Sagrada Escritura:
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)
"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Leia também...
Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto
Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam
Fontes de água secando: Reservatórios do Centro-Oeste e Sudeste chegam a níveis
Operador Nacional do Sistema Elétrico admite propor corte de luz no Brasil
O baixo nível da represa do Rio Jundiaí revela paisagem incomum e surpreende moradores
Previsão da Sabesp: Regiões de São Paulo podem ficar até 5 dias sem água
Especialistas alertam para grande risco de faltar água em São Paulo
Bacia do Rio Paraíba que abastece o Estado do RJ pode secar em 8 meses
A seca nos rios do Sistema Cantareira: Vão desaparecer peixes, aves e outros animais