01.04.2014 -
No mesmo período do ano passado, nível do mesmo reservatório estava em 62,1%
O nível de água no Sistema Cantareira continua caindo e registrou, mais uma vez, o pior índice de abastecimento da história. Nesta segunda-feira (31), o volume de água chegou a 13,4%, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Neste domingo, o nível estava em 13,5% e, no mesmo período do ano passado, o reservatório tinha 62,1% de água.
Como alternativas para evitar o racionamento de água na Grande São Paulo e na capital paulista, o governo corre para finalizar obras que vão utilizar o chamado "volume morto" das represas.
No entanto, o MPE (Ministério Público Estadual) pode ir à Justiça contra o uso do "volume morto" se a retirada da água do fundo das barragens acarretar riscos para o ecossistema. O Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do MP de Piracicaba enviou ofícios à ANA (Agência Nacional de Águas), ao DAEE (Departamento Águas e Energia Elétrica) e à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) pedindo informações sobre a retirada e se foram realizados estudos do impacto dessa medida.
Além disso, neste sábado (29), cálculos divulgados pela própria Sabesp projetam um cenário ainda mais pessimista para o fim do "volume útil" do Sistema Cantareira. A empresa estima que, no pior panorama, a água represada acima do nível das comportas do manancial que abastece 47% da Grande São Paulo e a região de Campinas se esgote em 21 de junho, nove dias após o início da Copa do Mundo.
Fonte: R7
===========================
Nota de www.rainhamaria.com.br - por Dilson Kutscher
A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra
Diz na Sagrada Escritura:
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Leia também...
Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto
Sinal dos Tempos: Seca histórica agrava disputa por água no oeste dos EUA
Seca histórica faz Rio Grande do Norte decretar emergência em 95% das cidades
ONU alerta para esgotamento de recursos da Terra com maior demanda por água e energia
Caos na Terra: Nasa prevê que Planeta está à beira do colapso
A Voz da Rússia: Humanidade em disputa pela água?
Racionamento de água afeta meio milhão de pessoas no interior de SP
Revista Época: Não foi só aqui. O mundo todo passou calor nos últimos meses