27.02.2014 -
Nestes últimos dias a Organização Meteorológica Mundial emitiu um comunicado falando que tivemos neste início de 2014 um cenário de extremos do clima numa quantidade que poucas vezes foi vista.
A O.M.M, orgão ligado a ONU, salientou que as últimas seis semanas tiveram uma quantidade incrível de eventos extremos simultâneos nos mais diversos pontos do nosso planeta. O mapa abaixo ilustra um pouco o que ocorreu:
Observem a quantidade de extremos tanto para temperatura quanto para chuva. Em SC o destaque foi a temperatura pelas ondas de calor entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira deste mês.
O outro mapa abaixo mostra mais claramente a anomalia de calor que tivemos em Janeiro, quase tudo devido as ondas de calor da segunda quinzena:
De uma maneira geral, 2014 começou com os EUA apresentando intensas ondas de frio e tempestades de inverno em boa parte do país, mas com uma seca muito grande na Califórnia. No Reino Unido tivemos o janeiro mais chuvoso já registrado que trouxe inundações. Na parte costeira da Europa tivemos ventos fortes, tempestades e mares altas.
Os destaques foram:
FRANÇA: janeiro mais quente desde 1900 ficando na média 5 a 9ºC mais quente que o normal;
ALEMANHA: a temperatura média de janeiro foi quase 3ºC acima do normal do mês;
ESPANHA: a temperatura média de janeiro ficou 2ºC acima do normal;
AUSTRÁLIA: a cidade de Melbourne teve 7 dias com 40ºC contra uma média anual de 1 dia;
a cidade de Adelaide teve 11 dias de 42ºC contra uma média anual de 1 dia.
SANTA CATARINA: a onda de calor por 18 dias seguidos que ocorreu entre final de janeiro e início de fevereiro foi o maior já ocorrida pelo menos desde 1911, ou seja, 103 anos
a cidade de Florianópolis teve em janeiro as temperaturas máximas mais elevadas dos últimos 88 anos;
a cidade de São Joaquim teve em fevereiro de 2014 o dia mais quente deste mês desde 1973, 41 anos.
SINAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?
Pesquisadores falam que o fato do planeta estar em aquecimento pode trazer a partir de agora extremos mais fortes e mais frequentes. No entanto, estes mesmos pesquisadores ainda são receosos em afirmar que o que vem ocorrendo neste ano, por exemplo, já é um indicativo forte das mudanças.
Pessoalmente não uso só os extremos do final de 2013 e deste início de 2014, mas uso também dois eventos passados no nosso estado para apontar como fortes indícios de mudanças do clima: Furacão catarina e tempestade tropical Anita!
Importante destacar que o termo mais correto na minha visão é falar em Mudanças Climáticas e não Aquecimento global. Mudanças de clima é isto que poderemos ter ou já estamos tendo devido o aquecimento do planeta.
Fonte: Diário Catarinense
==============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Leia também...
Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto
Ondas de calor no Brasil poderão ser mais frequentes, diz especialista
Onda de calor é uma das mais extensas desde o início das observações em Porto Alegre
Forno de Verão: Termômetro no centro de Porto Alegre marcou 46ºC e 47ºC
Com o calor, temperatura chega a 57ºC em ponto de ônibus de Curitiba
Santa Catarina: Produção de frutas, legumes e leite foram perdidas pela seca