Reino Unido teme epidemia mundial de gripe aviária
04.02.2007 - O governo britânico teme a possibilidade de ocorrer uma pandemia - epidemia mundial - da gripe aviária. Após ser confirmado um foco do H5N1 em uma granja inglesa, a ministra da Saúde Patricia Hewitt afirmou que, diante dessa ameaça, o governo se prepara "muito seriamente" para enfrentar a doença.
A ministra da Saúde afirmou informou que o Serviço Nacional de Saúde (NHS) tem máscaras suficientes para uso de seu pessoal, mas que o governo estuda a necessidade de adquirir mais. O ministério tem antivirais Tamiflu para 25% da população. "Estamos recebendo a melhor assessoria possível", garantiu Hewitt, referindo-se a recomendações dadas por cientistas.
"Nos preparamos muito, muito seriamente, diante da possibilidade de uma pandemia de gripe. É um risco remoto, mas, se ocorrer, pode ser muito sério", especificou Hewitt. Para impedir novos casos de gripe aviária no Reino Unido, as autoridades britânicas começaram a sacrificar os 159 mil perus de uma granja em Holton, leste da Inglaterra, depois de a Comissão Européia confirmar que milhares de aves da granja morreram infectadas pelo tipo mais letal da gripe aviária.
Este é o segundo caso do H5N1 detectado na União Européia este ano. Anteriormente, havia sido registrado um caso na Hungria. O vírus H5N1 causou a morte de mais de 160 pessoas no mundo todo, especialmente no sudeste asiático. Os analistas temem que essa variante possa mutar até ser capaz de infectar pessoas, o que poderia desencadear uma pandemia.
Fonte: Terra notícias