Artigo do Padre José do Vale: Infância Perdida


09.08.2013 - Sabe quantos menores envolvidos com o crime no Rio foram detidos no primeiro semestre deste ano? Três mil. Todos ligados a algum tipo de delito, que vai desde pequenos furtos a tráfico de drogas (1).

159.543 jovens negros foram assassinados no Brasil de 2002 a 2010, contra 70.725 jovens brancos.

130.000 pessoas, jovens em grande parte (um quarto da população carcerária), estão encarceradas no Brasil por alguma relação com entorpecentes (2).

         Toda sociedade organizada têm que fazer com urgência projetos em prol da salvação dos jovens em todos os sentidos. São 50 milhões de jovens hoje no Brasil. 70% dos presidiários no Brasil estão entre a faixa etária de 18 a 29 anos. Apenas 13% dos jovens têm acesso à universidade. Cerca de 30% dos estudantes não concluem o Ensino Médio.
         “Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista”, afirma o pensador alemão Berthold Brecht.

EDUCAÇÃO É TUDO!

         Em vez de bolo, música e decoração festiva, Malala Yousafzai comemorou seu aniversário de 16 anos com aplausos e um discurso entusiasmado na sede da ONU em Nova York. A jovem paquistanesa que sofreu uma tentativa de assassinato pelo Talibã, há nove meses, foi ovacionada em sua primeira aparição pública desde o crime, defendendo a mesma causa que a tornara alvo do grupo extremista: a educação obrigatória gratuita para todas as crianças, principalmente meninas.
         Envolvida por um xale branco que pertenceu à ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto – assassinada num comício em 2007 anos de exílio – Malala afirmou ao secretário-geral da ONU, Ban Kimoon, e a outros mil estudantes de todo o mundo que a educação é o único caminho para um mundo melhor.
– Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. Educação é a única solução – disse ela, durante a Assembléia da Juventude.
– Malala foi baleada na cabeça à queima-roupa em outubro passado quando saía da escola no Vale de Swat, no Paquistão, a noroeste da capital, Islamabad, por protestar contra a proibição do Talibã a que mulheres frequentassem as aulas (3).

RELIGIÃO DO AMOR

         Tem-se afirmado com muito ardor que a religião do século XXI é a religião do amor. Pode também dizer que a nossa pós-modernidade tem uma marca pontual na ênfase do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e da consciência social e ecológica. No entanto, para que a realidade não passe de belas afirmações e sonhos, o fundamento para o real e concreto é o poder da educação.
         Educação a rigor do Estado de Direito democrático, das religiões e igrejas no fator: espiritualidade, caridade e formação social; no contexto da sociedade organizada pela oportunidade para todos e nas ferramentas disponíveis de cada cidadão.
         Promover pra valer a conexão “educação e religião do amor”. Tendo como foco os jovens. Dentro dessa dimensão todas as incompatibilidades, política, social, cultural e religiosa serão vencidas.
         O Papa Bento XVI iniciou o Ano 2012 com a Santa Missa da Solenidade de Maria Mãe de Deus, cuja mensagem foi: “Educar os jovens para a justiça e a paz”. Disse mais: “Assumir a responsabilidade de educar os jovens para o conhecimento da verdade, dos valores fundamentais da vida, das virtudes intelectuais, teologais e morais, significa olhar para o futuro com esperança”.
         Apostar na educação em sentido geral é ter a certeza de uma sociedade justa, fraterna e progressista no amor e na paz.

Pe. Inácio José do Vale
Pesquisador de Seitas
Professor de História da Igreja
Instituto de Teologia Bento XVI
Sociólogo em Ciência da Religião
E-mail: [email protected]

Notas:

(1) O Globo-Rio, 12/07/2013, p. 13.

(2) Ultimato, julho/agosto de 2013, p. 14.

(3) O Globo-Mundo, 13/07/2013, p. 29.

====================================

Veja também...

Sinal dos Tempos: Menor de 17 anos diz que não tem medo de matar ou morrer

Bem Vindo ao Fim dos Tempos: Menor mata homem com cem facadas e não se arrepende

Sinal dos Tempos: Adolescente de 15 anos tatua corpo para marcar assassinatos

 Crianças de 10 e 12 anos são apontadas como autoras da morte de adolescente de 13 anos

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne