29.07.2013 -
Um novo tipo de vírus, altamente letal entre macacos, pode ser capaz de atingir os seres humanos.
O novo adenovírus afeta as pessoas causando resfriados, entre outros sintomas semelhantes aos da gripe e pode levar à morte.
O vírus foi identificado durante um surto em uma colônia de macacos na Califórnia em 2009. A maioria dos macacos infectados morreu durante o surto.
Na época, um cientista que trabalhava com os animais, assim como um membro de sua família, ficou doente e foi detectada a presença de anticorpos contra o vírus.
No estudo atual, os investigadores expuseram três macacos saguis ao vírus e todos os três desenvolveram uma espécie de resfriado, com doença respiratória leve e uma resposta de anticorpos à infecção. Todos os três macacos se recuperaram num prazo de12 dias.
Os resultados mostram que o novo vírus pode infectar e causar doença em diferentes espécies de primatas, disse o líder da pesquisa, Charles Chiu, da University of California, San Francisco.
"Este estudo levanta mais preocupações sobre o potencial destes vírus desconhecidos de se espalharem a partir de animais para seres humanos. Até o momento, esses adenovírus não têm sido associados à infecções entre macacos e seres humanos, mas os resultados dos nossos estudos sugerem que eles devem ser adicionados à lista de agentes patogênicos de animais que poderiam saltar a barreira das espécies para infectar os humanos," completa o cientista.
Fonte: www.isaude.net
=======================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)
"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)
Leia também...
EUA: Los Angeles fecha parque por esquilo infectado com peste negra
O Retorno da Peste Negra: Surto da doença é possível alertam cientistas
Peste bubônica ou morte negra, doença mais perigosa da Idade Média, ressurgiu nos EUA
Epidemia não identificada atinge crianças há quase uma década na Índia
Bem Vindo ao Fim dos Tempos: Nova droga que transforma as pessoas em Zumbis