13.01.2013 - “Eu acuso os verdadeiros fatores de violência, todos aqueles, de direita e esquerda, que ferem a justiça e impedem a paz”. Dom Helder Câmara (1).
Um brasileiro é assassinado a cada 9 minutos e 48 segundos. Se continuar nesse ritmo, o ano vai terminar com 53,8 mil homicídios, segundo o Instituto Avante Brasil (IAB). “É uma pandemia estrutural, difícil de erradicar”, avalia o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, responsável pela série de estudos “Mapa da Violência”.
Os homicídios cresceram 259% entre 1980 e 2010. No mesmo período, a taxa de mortes entre crianças e adolescentes até 19 anos subiu 346,4% e os assassinatos de mulheres aumentaram 230%. O “Mapa da Violência 2012 – A Cor dos Homicídios”, divulgado há poucos dias pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, mostra que morrem vítimas de homicídios 132,3% mais negros do que brancos. “O desrespeito aos direitos humanos está presente no País, faz parte do histórico de escravidão, pobreza e desigualdade social. Não temos conflitos, mas há uma situação de guerra”, diz Maurício Santoro, assessor de Direitos Humanos da ONG Anistia Internacional no Brasil. “Demoramos a pensar em segurança pública, isso só começou a mudar agora”.
NEGROS JOVENS SÃO AS MAIORES VÍTIMAS
O total de negros assassinados no Brasil é 132% maior do que o de brancos. A taxa de homicídios entre brancos caiu 24,8% de 2002 a 2010, a de negros cresceu 5,6%. A situação é pior entre jovens. A cada jovem branco vítima de homicídio morrem 2,5 jovens negros. Alagoas é onde morrem mais negros, proporcionalmente. São 80,5 casos por 100 mil, contra 4,4 em 100 mil entre brancos. Os dados são do “Mapa da Violência 2012 – A cor dos homicídios”, feito em parceria com a Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial. Pretos e pardos são considerados negros. Pelo estudo, o aumento da vitimização de negros remete a políticas de segurança e proteção da cidadania que incidem de forma diferenciada nos segmentos da população. “É fruto de 500 anos de um país que se construiu com a escravidão. A morte de negros não choca”, diz Douglas Belchior, integrante do Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra e Periférica de São Paulo (2).
Os Jovens
“Demos à juventude, enquanto é tempo, um crédito de confiança, corajoso e ilimitado”. Os jovens não aceitam uma confiança pela metade. Enfim, meus irmãos adultos: os jovens são ou não são vossos filhos? No dia em que a juventude for comedida, prudente e fria como a velhice, o país morrerá de tédio.
É preciso deixar os jovens serem jovens.
Eles estão a caminho do futuro.
“Deus ama os jovens.
Jesus comparava o Reino a um grão minúsculo e perdido...
E não esqueçam:
Acreditar no homem não é um erro nem um pecado.
Deus também acredita no homem!”
“A pior coisa que se possa fazer aos jovens, é tirar-lhes as razões de esperar”.
Tende a coragem de lutar para que estas lhes sejam restituídas.
E não somente de lutar:
Mas de sacrificar a vida se necessário for!”
(Dom Helder Câmara)
Temos muita a fazer em prol dos jovens, principalmente pelos menos favorecidos. Tudo pelos jovens é a meta de 2013. A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e a Campanha Fraternidade cujo tema é: Fraternidade e Juventude. Rezar e realizar eis aí a nossa missão!
Pe. Inácio José do Vale
Professor de História da Igreja
Instituto Teológico Bento XVI
Sociólogo em Ciência da Religião
Coordenador Paroquial da JMJ-RIO-2013
E-mail: [email protected]
www.rainhamaria.com.br
Notas:
(1) Rocha, Zildo. Helder, o Dom. Petrópolis. RJ: Vozes, 1999, p. 22.
(2) Organização das Nações Unidas (ONU). Mapa da Violência 2012, Instituto Avante Brasil (IAB) e Secretariado da Declaração de Genebra.
=============================================
Leia também...
Artigo do Padre José do Vale: A Farsa do Brasil dito Religioso
Artigo do Padre José do Vale: Jesus Cristo é a Resposta
Artigo do Padre José do Vale: A Nova Evangelização e Charles de Foucauld
Artigo do Padre José do Vale: Paulo VI - Ano da Fé e o Credo
Artigo do Padre José do Vale: O Ano da Fé e a Renovação da Igreja
Artigo do Padre José do Vale: A Vontade de Deus
Artigo do Padre José do Vale: O Maior Milagre do Mundo
Artigo do Padre José do Vale: Viver na Presença de Jesus
Artigo do Padre José do Vale: Países Religiosos e suas Misérias