13. 01.2013 - “Só uma Igreja renovada pode renovar o mundo” Papa Bento XVI
“Se o homem nem sempre pode fazer com que a História faça sentido, ele sempre pode agir de forma a que pelo menos a sua vida tenha um sentido”, escreveu o prêmio Nobel de Literatura de 1957, o filósofo francês Albert Camus. De sua coleção de 23 ensaios políticos intitulados “Resistência, rebelião e morte”, compilados pouco antes do falecimento do escritor em 1960, vários conceitos aparecem em prol da luta pela liberdade e renovação política. Dois exemplos extraídos da coletânea de Camus:
“A sociedade política como um todo nos dá náuseas. E não haverá solução até que todos os que ainda se importam a repudiem frontalmente, de forma a encontrar, para além de contradições insolúveis, o caminho de uma completa renovação. Até que isso aconteça, devemos lutar”.
“Por toda parte a justiça, junto com a liberdade, é profanada. Como quebrar este círculo infernal? Reacendendo de imediato, tanto em nós quanto nos outros, o valor da liberdade – mas, sobretudo, nunca mais permitindo que ela seja sacrificada ou separada, mesmo que apenas temporariamente, de nosso clamor por justiça”.
A década de 50 é considerada pelos especialistas como marco da pós-modernidade. O mundo estava girando via transformações e renovações sem precedentes. Em 1951 foi lançado o primeiro computador capaz de armazenar programas e disponível comercialmente. Dois anos mais tarde, a IBM produzia o primeiro computador digital. É impressionante o comercial feito em 1954 prevendo o futuro tecnológico. Naquela época, as pessoas deveriam achar que a General Eletric estava “viajando na maionese” por realizar tal comercial.
O Pensamento de Bento XVI
O Papa Bento XVI diz “anseio de anunciar Cristo impede-nos também a ler a história para nela vislumbrarmos os problemas, aspirações e esperanças da humanidade que Cristo deve sanar, purificar e colmatar com a sua presença. De fato, a sua Mensagem é sempre atual, penetra no próprio coração da história e é capaz de dar resposta às inquietações mais profundas de cada homem. Por isso a Igreja, em todos os seus componentes, deve estar ciente de que os horizontes imensos da missão eclesial e a complexidade da situação presente requerem hoje modalidades renovadas para se poder comunicar eficazmente a Palavra de Deus” (Bento XVI, Exortação Apostólica pós-sinodal Verbum Domini, 97). “Isto exige, antes de mais, uma renovada adesão de fé pessoal e comunitária ao Evangelho de Jesus Cristo, num momento de profunda mudança como este que a humanidade está a viver” (Carta Apostólica Porta Fidei, 8). (1).
O Papa Bento XVI tem ensinado e exortado os católicos a uma vida renovada e reavivada. O pensamento do Papa tem sido revelado em prol de uma Igreja toda avivado pelo Espírito Santo no poder da fé, no conhecimento profundo da Palavra de Deus e no encontro radical com Cristo.
Dentro desse contexto o cristão vive de forma nova, renovada e sempre reavivada. Aqui se encontra o verdadeiro sentido da vida e a felicidade de ser Igreja.
A Igreja para cumprir a sua missão tem que viver o contínuo Novo Pentecostes. Vivemos a era do Espírito Santo, portanto, busquemos o monumental poder renovador Dele.
Viver para Cristo e para falar a Boa Nova do Reino, só pela vida cheia da virtude do Divino Espírito Santo.
Ensina o Papa Bento XVI: “Onde o fogo de Deus é como o fogo das brasas que pede para ser reavivado. Só uma Igreja renovada pode renovar o mundo. A verdadeira renovação só pode vir da descoberta de Jesus Cristo, da sua verdade e da sua graça” (2).
Pe. Inácio José do Vale
Professor de História da Igreja
Instituto Teológico Bento XVI
Sociólogo em Ciência da Religião
E-mail: [email protected]
www.rainhamaria.com.br
Notas:
(1) Mensagem de sua santidade Bento XVI para o Dia Mundial das Missões. Vaticano, 6 de Janeiro – Solenidade da Epifania do Senhor – de 2012.
(2) L’osservatore Romano, 03/11/2012, pp. 12 e 13.
========================================
Leia também...
Artigo do Padre José do Vale: Jesus Cristo é a Resposta
Artigo do Padre José do Vale: A Nova Evangelização e Charles de Foucauld
Artigo do Padre José do Vale: Paulo VI - Ano da Fé e o Credo
Artigo do Padre José do Vale: O Ano da Fé e a Renovação da Igreja
Artigo do Padre José do Vale: A Vontade de Deus
Artigo do Padre José do Vale: O Maior Milagre do Mundo
Artigo do Padre José do Vale: Viver na Presença de Jesus
Artigo do Padre José do Vale: Países Religiosos e suas Misérias