29.12.2012 - “Como sociedade, não estamos dando o devido apoio aos jovens. O futuro de longo prazo, no qual os jovens deverão sustentar com maior produtividade no trabalho uma população que está envelhecendo no Brasil, está em risco”. Dr. Flávio Comim - Economista e Professor da Universidade de Cambridge, no Reino Unido
8,8 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não estudam, nem procuram emprego, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O número de pessoas na categoria “Nem, Nem” cresceu 17,2% entre 2000 e 2010. A maioria tinha, em média, baixa escolaridade: 7 anos para os homens e 8 anos para as mulheres. Os dados apontam a necessidade de políticas para a inserção desses jovens na escola e no mercado de trabalho.
O suicídio hoje, no Brasil, só perde para as drogas e os acidentes de trânsito. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 2 mil pessoas, entre 15 e 29 anos tiraram a própria vida em 2009. Número preocupante que deu início a uma Campanha de prevenção, que declarou 10 de setembro como “O DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO”.
“A falta de investimento na juventude tem impacto econômico e social. Nos jovens com menos educação, há maior incidência de gravidez na adolescência, maiores índices de violência e além dos impactos na consolidação de padrões desiguais no tecido social”, afirma Dr. Flávio Comim (O Globo, 16/09/2012, p. 31).
Temos que fazer muito pelos jovens e de caráter urgentíssimo! Projetos profissionalizantes, formação cristã e social.
Exorta o Papa Bento XVI: “A Nova Evangelização será eficaz se comprometer profundamente as comunidades e as paróquias” (L’osservatore Romano, 08/12/2012, p. 5).
Se mobilizar todas as comunidades e paróquias tirarão os jovens do atoleiro da morte. Seja qual for à modalidade da evangelização, ela só terá resultado se atingir dois patamares: a Justiça Social e a salvação da alma.
Focar os jovens no seu estado integral é salvar o Brasil de hoje e garantir o futuro glorioso da nossa nação.
Vivam os jovens sem risco! Viva o Brasil e viva a Igreja promotora do bem maior.
Pe. Inácio José do Vale
Professor de História da Igreja
Instituto Teológico Bento XVI
Sociólogo em Ciência da Religião
Coordenador Paroquial da JMJ - Rio - 2013
E-mail: [email protected]
www.rainhamaria.com.br
============================================
Leia também...
Artigo do Padre José do Vale: Jesus Cristo é a Resposta
Artigo do Padre José do Vale: A Nova Evangelização e Charles de Foucauld
Artigo do Padre José do Vale: Paulo VI - Ano da Fé e o Credo
Artigo do Padre José do Vale: O Ano da Fé e a Renovação da Igreja
Artigo do Padre José do Vale: A Vontade de Deus
Artigo do Padre José do Vale: O Maior Milagre do Mundo
Artigo do Padre José do Vale: Viver na Presença de Jesus
Artigo do Padre José do Vale: Países Religiosos e suas Misérias