30.10.2012 -
No século VI um tsunami provocado por uma queda de rocha no lago destruiu várias aldeias, enviou uma onda de 26 pés quebrando muros da cidade de Genebra, e causou muitas baixas. Peritos que investigam o caso disse que um desastre semelhante poderia facilmente acontecer de novo, e Genebra, com seus 200.000 habitantes, foi especialmente vulneráveis. Eles argumentavam que a ameaça de tsunamis lago é subestimado e deve ser levado mais a sério. O Lake Geneva tsunami seguido de uma queda rocha documentado montanha, conhecido como o evento Tauredunum, em AD 563.
A sondagem, análise de sedimentos e simulações de computador sugerem que a avalanche provocou um deslizamento de terra enorme, onde o rio Ródano deságua no lago. O deslocamento resultante de água gerado ondas de tsunami de grande porte, incluindo um 13 metros (42 pés) de altura em Lausanne agora jaz na margem norte do lago. Uma onda de oito metros (26 pés) de altura bateu Genebra 70 minutos após o movimento de massa inicial de sedimentos. A cidade fica à direita da outra extremidade do lago do deslizamento de terra, uma distância de mais de 70 quilômetros.
Uma reconstrução mostrou que a onda teria destruído a ponte de Genebra e romperam as paredes da cidade, como relatado em registros históricos. "Hoje, uma onda de esta altura seria completamente inundar grande parte do interior da cidade de Genebra", escreveram os pesquisadores na revista Nature Geoscience. Eles apontaram que o evento que provocou o tsunami foi "de forma única". Registros sísmicos mostram que os movimentos de massa grande de sedimentos foram gerados no lago várias vezes nos últimos 12.000 anos. Qualquer um destes pode ter provocado ondas do tsunami destrutivos. Os cientistas, liderados pelo Katrina Kremer, da Universidade de Genebra, escreveu: "Dado que a entrada de sedimentos fluviais ainda está carregando nas encostas do delta do Ródano, tsunamis pode muito bem ocorrer em Lago Genebra, no futuro, se eles são acionados pelo rock queda, terremotos, tempestades ou simplesmente grande, resultando em ruptura do talude.
Tais tsunamis representam uma ameaça direta e até então ignorado, pelo menos, um milhão de pessoas que vivem ao longo das margens do lago.Genebra é particularmente vulnerável a tais eventos, tanto por causa de sua baixa altitude em relação ao nível do lago atual, e sua localização na ponta do lago em forma de funil" Eles acrescentaram: "Nosso estudo destaca que as cidades não apenas localizada no mar costas e fiordes estão em risco de tsunamis destrutivos, mas assim são densamente povoadas margens do lago.Nós acreditamos que o risco associado com os tsunamis em lagos está subestimado, e que esses fenômenos requerem maior atenção se catástrofes futuras devem ser evitados "-.
Fonte: Telegraph e Blog Um Novo Despertar
=====================================================
Leia também...
Tsunami no Brasil? Geofísico fala na reunião da SBPC sobre a real possibilidade