16.12.2006 - MADRI - O Bispo de Xerez da Fronteira, Dom Juan del Rio, denunciou o "esvaziamento" do conteúdo religioso do Natal em vários sinais, inclusive dentro da comunidade cristã, e lamentou que o espírito do "politicamente correto" tenha levado a "reconvertê-lo, disfarçá-lo, maquiá-lo para que pareça e não seja". Em um artigo intitulado "Disfarçar o Natal", o Prelado denuncia que "para ser politicamente corretos e evitar ferir sensibilidades de outros credos ou da nova religião laica", o conteúdo religioso e o conjunto de sinais próprios destas festas, "terá que reconverter, disfarçar, maquiá-lo para que pareça e não seja".
Este "esvaziamento", indica o bispo se constata em muitos sinais, como nos "postais de felicitação de instituições públicas onde há uma ocultação a qualquer referência cristã" e "os sistemas de iluminação natalinos onde se dá luz a umas festas esvaziadas de seu conteúdo originário".
Do mesmo modo, Dom Del Rio recorda que assim acontece "com a íntima tradição do Bispo católico São Nicolau de Bari, de uma reconhecida caridade com as crianças e humildes, convertida e transformada em nossos dias na magia de um personagem de roupas vermelhas e barbas brancas, que nada tem a ver com o cristianismo".
"Nesta secularização em que se vê imersa as festas do Natal do Senhor, não está isenta a própria comunidade cristã, que em grande medida perdeu a sensibilidade da surpresa do mistério do Deus que sai ao encontro do homem", explica.
Como mostra disso, o bispo assinala que em algumas paróquias se suprimiu a Missa de Galo "em detrás de uma missa vespertina com caráter festivo que resulta mais cômoda para os tempos em que vivemos". Entretanto, continua, "o autêntico e formoso, é que em meio da noite a boa notícia do nascimento do Jesus chegou a alguns pastores que cuidavam seus rebanhos".
Fonte: ACI Digital
-----------------------------------------------------------------------------------------
Nota do Portal Anjo, por Dilson Kutscher www.portalanjo.com
O Bispo de Xerez da Fronteira, Dom Juan del Rio, que denunciou esse "esvaziamento" do conteúdo religioso do Natal em vários sinais, inclusive dentro da comunidade cristã, em resumo declarou uma triste verdade que abala os nossos dias, o mundo esqueceu literalmente o real significado do Natal. As pessoas no Natal se preocupam tanto em presentear umas as outras, mas não se lembram verdadeiramente do aniversariante desta data Sagrada, o REI JESUS.
Este esvaziamento do conteúdo religioso do Natal, em alguns lugares infelizmente começa pela própria Igreja. A exemplo de cidades que fazem a chegada do Papai Noel, não haveria nada de errado nisto, visto que é uma tradição mundana, cada um tem sua liberdade de escolha. Agora, quando a Igreja começa a apoiar e participar disto, inclusive permitindo que as modas do mundo invadam a Casa de Deus para agradar aos homens, então o Sagrado começa a se misturar ao profano. Não é profano as crianças gostarem do Papai Noel, pois foram induzidas desde pequenas por seus familiares à esta ilusão mentirosa. Profano é querer misturar o verdadeiro Natal Cristão, com este falso Natal mundano, fazendo que o tal Papai Noel tome o lugar de quem realmente é a única razão do Natal, JESUS, conforme o exemplo das notícias abaixo:
06/12/2004 - Chegada do Papai Noel, no sábado, abriu programação
Em
Os gritos do público cresceram quando dois gnomos surgiram no alto da catedral de
O presente de aniversário da professora carioca Tereza Helena Montechiani, 50 anos, segundo ela, não poderia ter sido melhor. Ao lado do marido Luiz Carlos, 55 anos, ela era uma das milhares de pessoas que na noite de sábado acompanharam, na Catedral de Pedras de Canela, o espetáculo de luz, som e magia que marcou a abertura do 17º Sonho de Natal.
Ao final, quando o ator Sirmar Antunes, apresentador da festa, perguntou ao público se o velhinho existe, veio a resposta: sim.
- Eu acredito
A mesma notícia em 2005:
05/12/2005 - Vai começar o Sonho de Natal
A
(O "rappel" é uma técnica do montanhista para efetuar a descida, na qual o mesmo desliza de forma controlada, por cordas ou cabos.)
A notícia agora em 2006:
Papai Noel foi a figura mais esperada da noite em Canela, 02 de dezembro. Olhinhos atentos para a torre da igreja, embalados por corais formados pela comunidade e solistas convidados da Universidade de Caxias do Sul, à espera do Bom Velhinho. Euforia na primeira aparição do Papai Noel, na ponta da torre, acenando para seus convidados. Gritos de: Desce Papai Noel!, ajudaram o bom velhinho, a descer a torre através de rappel, acompanhado por seus ajudantes.
Crianças e adultos não contiveram a emoção quando Papai Noel chegou cheio de alegria, dando às boas vindas a todos e deixando a sua mensagem de Natal. Ele desfilou no seu carro vermelho pela cidade, para dizer a todos: Um Feliz Natal! Mas muitos ainda o esperavam em frente a sua residência, na Praça João Corrêa, no centro de Canela. Papai Noel abriu oficialmente a sua residência de veraneio onde ficará até a noite de Natal, 25 de dezembro.
A festa da chegada do Bom Velhinho foi repleta de muita música, som e luzes, por toda a cidade. O Governador do Estado, Germano Rigotto, o prefeito de Canela Cléo Port e o presidente da APEC, Marcelo Monsú, receberam de braços abertos o Papai Noel, que recebeu a chave da cidade de Canela. Isto para que ele sempre volte todos os anos e de Canela faça sempre a sua morada.
O soar do carrilhão de doze sinos da Catedral tocaram os doze sinos simultaneamente, tornando o show ainda mais emocionante, juntamente com uma queima de fogos de artifício que encantou o publico. Cerca de 60 mil pessoas lotaram a frente da Igreja Matriz e a rua Felisberto Soares para ver Papai Noel chegar. "Papai Noel escolheu Canela para sua temporada natalina, porque aqui o natal é vivenciado com muita harmonia e união de sua comunidade", destaca o prefeito da cidade serrana, Cleomar Port.
Fonte: Portal das Hortênsias