Artigo do Padre José do Vale: Para uma Cultura do Espírito Santo


22.07.2012 - “O Espírito Santo guia-nos rumo às alturas de Deus, porque podemos viver já nesta terra o germe de vida divina que está em nós”.  -  Papa Bento XVI

Na audiência concedida ao Movimento da Renovação do Espírito Santo Italiano, na manhã do dia 26 de maio de 2012, na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI discursa: “É com grande alegria que vos recebo por ocasião do quadragésimo aniversário de nascimento na Itália de Renovação no Espírito Santo, expressão do mais vasto movimento de renovação carismática que atravessou a Igreja Católica a seguir ao Concílio Ecumênico Vaticano II. Estou feliz por me encontrar convosco na vigília do Pentecostes, solenidade fundamental para Igreja e tão significava para o vosso Movimento, e exorto-vos a acolher o amor de Deus que se nos comunica mediante o dom do Espírito Santo, princípio unificar da Igreja.

Ao longo destas décadas – quarenta anos – esforçastes-vos por oferecer a vossa contribuição específica para a propagação do Reino de Deus e para a edificação do Reino de Deus e para a edificação da comunidade cristã, alimentando a comunhão com o Sucessor de Pedro, com os Pastores e com toda a Igreja. Confirmastes de vários modos a primazia de Deus, a quem dirigimos sempre e sumamente a nossa adoração. E procurastes propor esta experiência às novas gerações, mostrando a alegria da vida nova no Espírito, através de uma vasta obra de formação e de múltiplas atividades ligadas à nova evangelização e à missio ad gentes. Assim, a vossa obra apostólica contribuiu para a prosperidade da vida espiritual no tecido eclesial e social italiano, mediante muitas pessoas a serem purificadas profundamente pelo amor de Deus, e numerosas famílias a superarem mo,momentos de crise. Nos vossos grupos não faltaram jovens que responderam generosamente à vocação de especial consagração a Deus nos sacerdócio ou na vida consagrada. Por tudo isto, dou graças a vós e ao Senhor! É preciso renovar a alma das instituições e fecundar a história com sementes de vida nova. Hoje, os fiéis são chamados a dar testemunho de fé convicto, sincero e crível, em estreita sintonia com o compromisso da caridade. Com efeito, através da caridade também pessoas distantes ou indiferentes à Mensagem do Evangelho conseguem aproximar-se da verdade e converter-se ao amor misericordioso do Pai celeste. “A este propósito, manifesto apreço por tudo o que fazeis para propagar uma “cultura do Pentecostes” nos ambientes sociais, propondo uma animação espiritual com iniciativas a favor de quantos sofrem devido a situações de dificuldade e de marginalização” (1).

O Papa Bento XVI fala muito de renovação no Espírito Santo. Diz: “Uma nova geração de cristãos, revigorados pelo Espírito e inspirando-se a uma rica visão de fé, é chamada a contribuir para a edificação dum mundo onde a vida seja acolhida, respeitada e cuidada amorosamente. O mundo tem necessidade desta renovação. Também a Igreja tem necessidade desta renovação” (2).
Para Papa, só pode haver unidade e maturação no dom do Espírito: “Só pode haver unidade com o dom do Espírito de Deus, o qual nos dará um coração novo e uma língua nova, uma capacidade nova de comunicar. E foi isto que se verificou no Pentecostes. O Espírito Santo, irrompendo na história, derrota a sua aridez, abre os corações à esperança, estimula e favorece em nós a maturação na relação com Deus e com o próximo”.
O Santo Padre acredita de forma salutar na renovação e no grande reavivamento do Espírito Santo no mundo e na Santa Igreja de Deus. É via o Espírito de Deus que toda verdade e unidade dependem. O Espírito Santo é fator fundamental de comunhão e libertação de todas as incompatibilidades.

A busca de santidade e dos dons espirituais está conectada no amor de todos os cristãos, na salvação das almas e na gloriosa volta de Jesus Cristo!
Só podemos viver de fato e de verdade a Nova Evangelização, o Ano da Fé, vida comunitária e os grandes desafios contemporâneos no poder do Espírito Santo!
A vida cristã é a vivência no ardor do fogo contínuo do Espírito Santo.
Com fervor, vamos viver e pregar uma cultura do Espírito Santo. Avivamento, renovação e o grande reavivamento!

Pe. Inácio José do Vale
Professor de História da Igreja
Instituto Teológico Bento XVII
Sociólogo em Ciência da Religião
E-mail: [email protected]

NOTAS:
(1) L’Osservatore Romano, 02/06/2012, pp. 5,7 e 16.
(2) Homilia na XXIII JMJ, Hipódromo de Randwick, domingo, 20 de julho de 2008.

www.rainhamaria.com.br

==========================

Leia também...

Artigo do Padre José do Vale: Pequenas ideias para evangelizar

Artigo do Padre José do Vale: Santos Sacerdotes

Artigo do Padre José do Vale: A Proliferaçäo das Seitas

Artigo do Padre Inácio José do Vale: A Igreja e os jovens santos

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne