01.06.2012 - As histórias de vampiros de livros como Crepúsculo, de Stephenie Meyer, tomaram o lugar das religiões no imaginário dos jovens dinamarqueses, de acordo com um estudo feito por Line Nybro Petersen, da Universidade de Cinema de Copenhagem e do Departamento de Estudos Sobre Mídia.
Ela concluiu que essas histórias suprem a necessidade dos adolescentes pelo transcendente. “A sensação é de que essas emoções transcendentais são, para os jovens, algo maior do que eles mesmos, uma forma semirreligiosa.”
A Dinamarca é um país escandinavo com cerca de 5,5 milhões de habitantes. Trata-se de uma monarquia cujo regime de governo é o parlamentar. Os dinamarqueses desfrutam de uma elevada qualidade de vida e estão entre os povos menos religiosos do mundo.
Petersen constatou que os jovens adquirem conceitos sobre questões como o bem e o mal, vida após a morte e o destino através da mídia (livro, filmes, internet, etc.).
A pesquisadora argumentou que os vampiros do Crepúsculo ou da saga de True Blood podem parecer ícones estranhos para transmitir experiência espirituais, em substituição às religiões, mas trata-se, segundo ela, de um equívoco porque essas histórias contêm símbolos religiosos, como cruz e água benta.
O estudo de Petersen faz parte de sua tese de doutorado. Ela pesquisou e entrevistou adolescentes que gostam de filmes com a temática do fantástico, como Vampires Diaries, Sobrenatural, Ghost Whisperer, além do Crepúsculo.
Ela descobriu que, a partir dessas histórias, os jovens debatem grandes questões da vida, em um processo que antes era exercido pelas religiões. “Os adolescentes, por exemplo, fazem uma ideia sobre o que acontece após a morte quando leem ou assistem a esses filmes”, disse. “E eles sempre acabam aprendendo alguma coisa.”
Afirmou que se trata apenas de uma fase da vida desses jovens, porque, a partir de um determinado momento, eles “substituem essas histórias por outras e seguem em frente”.
Com informação do Live Science. e Blog Paulo Lopes
=======================================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si.
Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas". (2 Tm, 4)
Leia também...
Filmes como Harry Potter e Crepúsculo geram interesse pelo ocultismo, adverte Bispo
Influência de filmes ocultista em jovens: Tornando-se um vampiro sem ser mordido
Sinal dos Tempos: Jovens neozelandeses se declaram culpados de ataque vampiro
A geração Harry Potter: A série que moldou os valores e as atitudes dos jovens
Um caminho que começa no delírio e culmina na desgraça
Coleção de Living Dead Doll: Bonecas que destroem a inocência das crianças