Artigo do Padre Juvan Celestino: E a saúde da alma? Como vai a saúde da alma?


10.04.2012 - A Igreja, preocupada em dar uma resposta à sociedade, mostra-se interessada em falar das questões sociais como se esta fosse a sua missão.

Em mais uma Campanha Social da Fraternidade, ela se dedica à saúde pública. Tudo bem, nós somos seres carentes de saúde, entretanto não podemos esquecer-nos da saúde da nossa alma. Que por sinal esta é a missão mais importante da Igreja: levar saúde as almas.

As almas estão doentes, e a doença da alma é o pecado, raiz de todos os outros males. É como nos diz Jesus Cristo todos os males sociais e morais surgem do interior de uma alma doente pelo pecado:

“Com efeito, é de dentro, do coração dos homens que saem as intenções malignas: prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, malicias, devassidão, inveja, difamação, arrogância, insensatez. Todas estas coisas más saem de dentro do homem e o tornam impuro” (Mc 7,21-23)

Devemos nos lembrar que para a doença da alma e todos os males provindo dela, nós temos o remédio: Jesus Cristo que cura a pessoa por inteiro. Devemos ter presentes ainda, que Deus nos quer totalmente curados... não superficialmente, mas em profundidade. Ele nos quer perfeitos em corpo, mente e alma: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregados de fardos, eu vos darei descanso”Mt, 11,28

Corremos o perigo de esquecer a nossa real missão e nos desviar por caminhos que embora sejam justos, entretanto não fazem parte primordial da nossa missão.

Combatamos, portanto, o pecado, pois “o pecado é o pior mal do mundo... todo pecador vive em guerra contra Deus, aliciado e alistado nas bandeiras de Satanás... pecado é insulto contra Deus, perda da amizade divina, escravidão ao demônio, privação do merecimento de todas as boas obras praticadas na vida...

Quanto estrago e prejuízo faz na alma um só pecado mortal!...O pecado rouba a verdadeira paz interior, causa inquietação interior, medo e tormento de espírito...” - daí como devemos cuidar do pecador

“O pecado endurece o coração... é tal a sua desordem que causa doenças, encurta a vida, empobrece famílias, separa esposos, provoca terremotos, pestes, fomes, guerras e outros males no mundo...”

A Igreja corre um grande risco de preocupada com a saúde do corpo físico, da carne, se esquecer da saúde da alma, que é sua missão primordial.

Jesus nos revela que “o corpo em si, pouco vale e nada pode; o espírito é que o vivifica... sem o espírito, a carne morre e é invadida pelas doenças e a infinidade de males que o povo padece e que estão fora do plano divino”;

“O espírito é que vivifica, a carne para nada serve. As palavras que eu vos disse são espírito e vida” (Jo 6,63)

Ressaltamos mas uma vez, que a cura física, tão desejada e buscada a toda custo por milhares de pessoas e pela ciência, a ponto de condenar embriões humanos à morte em nome da cura física, a cura física é a menos importante... se demos muito ênfase à cura física, isso não vem de Deus. O corpo carnal se desfaz come na morte. Jesus disse:

“É melhor entrar na vida (eterna) tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga” (Mc 9,43)

Por ocasião do inicio da Campanha Social da Fraternidade o Papa Bento XVI enviou uma mensagem na qual diz: “Para os cristãos, de modo particular, o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem estar corporal. No episodio da cura de um paralitico (Mt 9,2-8), Jesus, antes de fazer com que este se levantasse a andar, perdoa-lhes os pecados, ensinado que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois “que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?”(Mt 16,26)

O texto base da Campanha Social da Fraternidade diz: “Em geral, saúde e salvação significam plenitude, integridade física e espiritual, paz, prosperidade” (148)

Devemos estar plenamente sadios, mas a saúde do corpo físico é a menos importante, pois de que adianta uma pessoa estar gozando de uma boa saúde física, se a sua alma vive doente. Poderá sua saúde física salvar a sua alma?

Infelizmente, a maioria de nós ainda não aprendeu esta verdade, a de que o mundo material depende do mundo espiritual. “Buscai em primeiro lugar, o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6,33)

Pe. Juvan Celestino da Silva   -   http://tlcjequie.blogspot.com.br

Enviado pelo amigo Wagner Dias

===================================================

Leia também...

Para reflexäo: O materialismo da Campanha da Fraternidade

Diocese de Goiás divulga: camisinha e sexo com prazer!

Campanha da Fraternidade: Casa de Deus tem seu corredor central coberto de lixo

Carta do Padre Divino Antônio Lopes: Campanha da Fraternidade converte?

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne