20.03.2012 - Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região de Oaxaca, no Estado de Guerrero, no sul do México, às 12h02 desta terça-feira (15h02 pelo horário de Brasília). De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado a aproximadamente 20 km de profundidade e a 190 km a leste da cidade de Acapulco, na costa mexicana do Oceano Pacífico.
Inicialmente, a estimativa do USGS era de um tremor de 7,9 graus, a uma profundidade de 17,5 km. A magnitude chegou a ser ajustada para 7,6 antes de ser confirmada com o atual valor. O Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, por sua vez, havia estimado entre 6,5 e 6,6 graus a magnitude do tremor, corrigindo o número posteriormente para 7,8 - magnitude não compartilhada pelo serviço de medição dos Estados Unidos. Após o tremor principal, foram registradas no mínimo seis réplicas - a mais forte foi de 5,3 graus, segundo o SSN.
O terremoto teria durado 5 minutos e teria sido sentido na Cidade do México, forçando milhares de pessoas a evacuar edifícios e moradias e interrompendo temporariamente os serviços de telefonia. Imagens de redes de televisão locais transmitidas cerca de uma hora depois mostraram a capital mexicana com poucas pessoas nas ruas, mas calma e sem grandes danos aparentes, à parte alguns tijolos derrubados de um prédio.
A Câmara dos Deputados suspendeu seus trabalhos. Todos os congressistas presentes no Palácio Legislativo de San Lázaro foram evacuados, assim como os funcionários, para os jardins do complexo parlamentar.
Por parte das fontes oficiais de segurança do México, não há confirmação sobre as eventuais consequências do tremor, mas o presidente Felipe Calderón adiantou não haver, por ora, danos sérios causados pelo fenômeno. "Até o momento, não há registro de danos graves", afirmou, através sua conta no Twitter.
Na localidade de Zihuatanejo, no Estado de Guerrero, a cerca de 230 km de Acapulco terremoto não houve grandes impactos. Jacobo Pastora, recepcionista do Hotel Amuleto, na praia de La Ropa, afirmou ao Terra que o tremor foi mínimo e que as pessoas não saíram às ruas como em outras regiões. "Aqui está tudo bem, eu estava trabalhando dentro do hotel quando soube do terremoto, mas não senti nada", disse.
Fonte: Terra noticias
========================================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)
Leia também...
Pequeno tsunami atinge o Japão após forte terremoto de 6,8 graus
Japão: Grande terremoto de Tóquio vai acontecer em breve
Terremoto atinge norte da Califórnia e assusta americanos. E os golfinhos...