Sinal dos Tempos: Região russa mais fria do mundo registra recorde de calor


25.01.2012 - A cidade de Yakutsk, capital de Iacútia - a república mais fria da Rússia -, registrou na última terça-feira a temperatura mais alta de sua história, 10ºC, 30ºC acima da média para esta época do ano, informaram nesta quarta-feira os serviços meteorológicos da região.

A última vez que a capital da também chamada República de Sakha, localizada no extremo oriente russo, registrou uma temperatura similar a esta foi no ano de 1932. Habitualmente, no final do mês de janeiro, a temperatura média da região é de -40ºC, explicou à agência Interfax o chefe do serviço meteorológico regional, Yuri Dijtiarenko.

Oymyakonv - a região povoada mais fria da Terra, também localizada na República de Iacútia -, registrou a temperatura mais baixa do planeta: -71,2ºC. O fato ocorreu em 1926, porém, os invernos sempre são rigorosos nesta parte do planeta.

"Um potente anticiclone está gerando uma grande anomalia em toda Iacútia. Assim, em nenhum lugar da região a temperatura é registrada abaixo dos -40ºC, o que é um fenômeno anormal. Porém, não há nada de surpreendente neste processo", ressaltou Dijtiarenko, que também afirmou que os anticiclones estão dentro da normalidade.

No entanto, Yuri Skachkov, um investigador de um laboratório de geofísica térmica, manifestou que o clima está mudando nos últimos anos em Sakha. "Antes, nos anos 70 e 80, o inverno era marcado por bancos de nevoeiro e temperaturas de 54, 55 graus abaixo de zero", lembrou Skachkov.

Enquanto o Extremo Oriente russo passa por um dos invernos mais "quentes" de sua história, o sul da Rússia se prepara para sofrer baixas temperaturas nos próximos dias. Na região caucásia de Stavropol, no sudeste da Rússia, as temperaturas, segundo as previsões meteorológicas, alcançarão os -27ºC. Em Volgogrado, as margens do rio Volga, a temperatura deverá chegar até os -30ºC.

Desde a chegada do inverno, mais de uma dúzia de cidades russas, sobretudo na parte europeia do país, registraram marcas recorde de temperaturas cálidas.

Em São Petersburgo, por exemplo, os 3,9ºC (2003) foram superados pelos 6,6ºC do último dia 27 de dezembro, assim como que em Kaliningrado (9,2ºC), Smolensk (4,4ºC) e Pskov (8,5ºC). Em Moscou, nesta mesma data, a temperatura atingiu a marca mais alta da história para esse dia do calendário, com 4,1ºC.

Fonte: Terra noticias

====================================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."

 Leia também...

Sinal dos Tempos: Em pleno verão, cidade da serra do RS registra frio de 6,6°C

Moradores intrigados com o tamanho das pedras de granizo durante chuva em SC

Os pássaros caem mortos do céu no Arkansas-EUA em pleno Ano Novo

Onda de calor registra recorde histórico no Canadá


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne