10.01.2012 - Mais de 9 milhões de fiéis tomaram as ruas de Manila nas Filipinas.
A tradicional Procissão do Nazareno, uma imagem negra do Menino Jesus, atravessou a cidade de Manila no dia 09 de janeiro, em clima de tensão por causa de ameaças terroristas registradas pelo governo Filipino.
***
De acordo com a Agência Fides, o presidente Benigno Aquino, pessoalmente, alertou os fiéis sobre possíveis atentados. Segundo fontes locais, as ameaças poderiam ter dupla origem: os militantes islâmicos do Sul ou grupos anti-católicos e leigos, que pretendem frear a influência da Igreja na sociedade.
Dom Bernardino Cortez, bispo auxiliar de Manila, comentou: Os alertas terroristas não desencorajaram os fiéis. Aliás, muitos deles disseram que se morreram durante a procissão do Nazareno, cumprindo um ato de fé, certamente iriam para o Paraíso. O Nazareno faz milagres, um irmão no sofrimento, uma mensagem de esperança para os pobres: nada poderá deter os fiéis". "A devoção ao Nazareno – explicou o Bispo – tem hoje um profundo significado para o povo filipino, sobretudo para os pobres, como lembrou em sua mensagem, o novo Arcebispo de Manila, Dom Antonio Tagle. O que é surpreendente é que o Nazareno é um ponto de referência sobretudo para os jovens, muito numerosos no evento de hoje". Além disso, acrescentou Dom Cortez, "hoje mais de um milhão de pessoas em Mindanao, na região de Cagayan de Oro, atingida recentemente pelo tufão Sendong, rezam e adoram o Nazareno, encontrando Nele ajuda e consolo no sofrimento: a Arquidiocese de Manila, de fato, enviou cópias da imagem a outras dioceses, a fim de descentralizar o culto e permitir a todos os fiéis de viverem diretamente esta devoção especial".
Apesar da advertência do Governo, cerca de 9 milhões de pessoas saíram às ruas, normalmente descalços, durante todo o dia para acompanhar a passagem do Nazareno Negro.
A imagem é conhecida como o Nazareno Negro porque foi atingida pelo fogo no navio que a portava desde o México, em 1607.
Fonte: www.zenit.org
=============================================
ota de www.rainhamaria.com
Diz na Sagrada Escritura:
"Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós". (Jo 15,18)
"Então sereis entregues aos tormentos, matar-vos-ão e sereis por minha causa objeto de ódio para todas as nações". (Mt 24,9)
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?" (Rm 8,35)
"Pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer a perseguição". (2Tm 3,12)
"Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos". (2Cor 4,9)
Leia também...
Filipinas: Cristãos temem sequestros e homicídios por radicais muçulmanos
Perseguição: Na Argélia multiplicam-se pressões contra cristãos
Perseguição de cristãos por parte do regime militar na Burma
Bispo espanhol denuncia perseguição laicista e anti-cristã contra jovens
Perseguição sem fim: Cristãos em fuga no Iraque
Perseguição na Etiópia: Dois homens recebem pedradas por crerem em Jesus
Perseguição: Cristãos recebem « convite » para deixarem a Arábia Saudita
Perseguição: Aumenta violência contra cristãos no Egito
Aumenta perseguição religiosa no mundo, segundo informe publicado
Século XXI: Perseguição moderna aos cristãos
Devoção a Maria: força dos católicos nos tempos de perseguição
Papa Bento XVI recorda que perseguição jamais faltará na história da Igreja.