22.12.2011 - Uma bola metálica que possivelmente se desprendeu da órbita terrestre --onde existe uma quantidade nada desprezível de lixo espacial-- foi parar na Namíbia.
National Forensic Science Institute/France Presse | |
Em novembro, as autoridades locais contataram a Nasa e a ESA (as agências espaciais norte-americana e europeia) para notificá-las sobre a descoberta de uma bola de metal com 1,1 metro de diâmetro e peso de 6 kg.
O objeto só não machucou ninguém por ter caído em uma região remota do país --uma vila a 750 km da capital Windhoek.
Segundo cálculos da Nasa, as chances de uma pessoa entre os cerca de 7 bilhões de pessoas que vivem na Terra ser atingida por um lixo espacial são de 1 em 3.200.
Desde o lançamento do Sputnik 1 (o primeiro satélite artificial em órbita), são quase 54 anos sem qualquer registro de morte nesses termos.
Na verdade, acredita-se que apenas uma única pessoa tenha sido atingida por lixo espacial. Em 1997, a americana Lottie Williams sentiu um baque no ombro que era um pequeno pedaço, diz a própria Nasa, de um foguete Delta. Ela não se machucou.
O lixo que circunda o planeta Terra são restos de equipamentos usados em missões espaciais.
Uma ou outra vez, essas sobras que flutuam aleatoriamente ameaçam bater na ISS (Estação Espacial Internacional).
Fonte: UOL noticias
-----------------------------------------------------------------------------
Phobos-Grunt cairá na Terra em janeiro de 2012
Divulgado pela Agência Espacial Russa nesta última sexta-feira; a sonda Phobos-Grunt, estaria presa na órbita da Terra após seu lançamento no início de novembro, impedindo assim que a mesma seguisse viagem de estudo a uma das luas de Marte.
De acordo com a Roscosmos, a sonda russa deve reentrar na atmosfera da Terra em janeiro. Segundo a instituição, de 20 a 30 fragmentos da nave, com um peso total de 200 quilos, podem resistir à queda e atingir o solo; o que estava preocupando os monitores são a carga da sonda, que é composta de combustíveis tóxicos e 10 quilos de materias radioativos, mas a Agência Espacial Russa, afirmam que não há perigo algum desses materias contaminarem o nosso planeta.
A Roscosmos confirma que a Phobos-Grunt irá cair na Terra entre os dias 6 a 19 de janeiro, sem determinar um ponto certo de onde isso irá ocorrer, mas afirma que será entre a faixa que vai de 51,4 graus de latitude Norte a 51,4 graus de latitude Sul da Terra, o que inclui a maior parte do continente do planeta.
A sonda russa tem um total de 13 toneladas de massa, a maior parte é de combustível; mesmo perdido contato com a mesma desde seu lançamento, a Agência Espacial Russa admite pela primeira vez a perda da nave, que tem um valor estimado na casa dos US$ 170 milhões. Sendo assim, a Phobos-Grunt tornou-se apenas mais um grande pedaço de lixo espacial na órbita da Terra e mais uma vez tornando-se um sério perigo aos moradores de nosso planeta.
Fonte: http://www.oficinadanet.com.br
Enviado por Tony Henrique - www.rainhamaria.com.br