14.12.2011 - Possível tromba d'água é registrada em Arambaré; agência Climatempo não verificou fenômeno, mas disse ser possível e região enfrenta ventos fortes.
A atuação de um ciclone extratropical do Oceano Atlântico está provocando um efeito colateral em território gaúcho: o aparecimento de trombas d'água e nuvens funil, semelhantes a tornados, na região da Lagoa dos Patos. Ontem pela manhã, em Arambaré, e à tarde, em Capivari do Sul, leitores de Zero Hora registraram a formação desses vórtices.
— Foi impressionante — contou o médico Fábio Raphaelli, que registrou em seu celular duas trombas d'água em ação sobre a Lagoa dos Patos, em Arambaré.
As imagens, feitas desde a praia, às 8h30min, mostram um redemoinho descendo de uma nuvem e pairando sobre a lagoa, agitando as águas em volta. Segundo Raphaelli, as duas trombas formaram-se em sequência a cerca de um quilômetro da praia e duraram cerca de 15 minutos.
— O mais impressionante é que os vórtices ficaram parados e girando no mesmo lugar. Não havia vento nenhum em volta. E só se dissiparam quando chegou a tempestade.