05.11.2011 - Os robôs podem ser muito mais do que brinquedos divertidos. Um grupo de pesquisadores da Universidade Northeastern, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard está desenvolvendo um robô dragão que irá ajudar crianças na pré-escola a desenvolverem suas habilidades de linguagem.
David DeSteno, professor de psicologia na Northeastern e um dos responsáveis pelo projeto, afirma que as crianças aprendem melhor quando há uma interação social com o aparelho tecnológico. E como o robô dragão foi desenvolvido para crianças muito pequenas, ele parece um bichinho de pelúcia. Além disso, tem movimentos muito realistas e pode ser controlado a distância por meio de uma conexão de internet.
"Certos sinais não-verbais, como imitar o comportamento para melhorar a relação e a ligação social, ou mudanças na direção do olhar para orientar a atenção compartilhada, são fundamentais", afirma DeSteno. "Quando as crianças aprendem com professores humanos, esses sinais melhoram o aprendizado. Nós estamos desenvolvendo nosso novo robô dragão para que ele também tenha essas habilidades".
Para o robô funcionar efetivamente como um "professor" para a criança, ela tem que ter uma ligação com o aparelho, uma "amizade" com o robô.
Os pesquisadores irão realizar novos testes com o robô dragão em uma escola primária. O aparelho será colocado sobre uma mesa e a criança deverá interagir com ele, enquanto um pesquisador observa e controla o 'dragãozinho de pelúcia' por meio de um computador. O objetivo é justamente testar o estabelecimento dessa "ligação" entre o pequeno e o robô.
Na etapa seguinte, o robô será testado quanto à sua efetividade como um auxiliar na educação das crianças, mas em suas casas - o que, acreditam os pesquisadores, poderá ser particularmente útil em áreas rurais.
DeSteno destaca que "esta tecnologia irá ajudar a aumentar a eficiência do trabalho dos professores, que poderão ensinar as crianças em sala de aula e à distância".
Fonte: Terra noticias