Sinal dos Tempos: Padre é pré-candidato para disputar prefeitura em Goiás


15.10.2011 - O padre Wemerson de Araújo Fonseca foi confirmado como um dos dois pré-candidatos do PT à Prefeitura de Niquelândia, por ocasião do 6º Encontro Municipal da legenda na manhã do domingo (1º/10) na presença do deputado federal Rubens Otoni (PT); do presidente do PT local, Eduardo Salgado; e de vários presidentes de partidos de oposição à atual administração da cidade. O empresário Cléberson Nunes também foi confirmado pelos petistas como pré-candidato a prefeito. O anúncio dos nomes se deu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativistas de Niquelândia (Sitien), presidido pelo sindicalista Cícero Joventino de Oliveira, que também marcou presença no encontro.
"Vejo boas expectativas para o PT na cidade, em 2012. Nosso município precisa querer vencer, precisa querer mudar e estamos nessa expectativa, unindo todos os companheiros, para ter uma Niquelândia diferente e melhor para toda a população. Esse é o nosso objetivo e vamos lutar para que isso realmente aconteça. Acreditamos em pessoas do bem, das igrejas. E o padre Wemerson, assim como evangélicos que serão candidatos a vereador conosco, fazem parte dessa sociedade do bem", comentou o presidente do Sitien.

O religioso-candidato é o atual pároco da Paróquia São Francisco de Assis, no Jardim Atlântico, um dos bairros mais populosos de Niquelândia. Na "bolsa de apostas" da política niquelandense, o nome de padre Wemerson começou a ganhar força depois que o padre Edilson José dos Santos (pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia) confidenciou a pessoas próximas que não disputaria as eleições, apesar de sua imensa vocação para cativar políticos e também multidões. Segundo padre Wemerson, sua tentativa de ingressar na vida pública em Niquelândia já foi comunicada oficialmente ao bispo da Diocese de Uruaçu, dom Messias dos Reis Silveira, que não teria feito restrição à postulação do sacerdote.

De acordo com o religioso, do ponto de vista canônico, não existe necessidade de uma "autorização" específica da Igreja Católica para ele disputar a eleição. A exemplo de muitos padres que tiram licença de suas paróquias, alegando "motivos particulares" para fazerem cursos de aperfeiçoamento eclesiástico no Brasil e no exterior, padre Wemerson já formalizou a data de seu afastamento da Paróquia São Francisco de Assis: dia 10 de novembro, quando dom Messias designará outro padre às funções do atual pároco.
"Esse anseio partiu da própria comunidade, das pessoas que me procuravam dizendo 'padre, nós precisamos do senhor'.

Entre um comentário e outro, comecei a me interessar por essa ideia, mas também pela atual necessidade de Niquelândia. Acho que precisamos de políticos mais sérios e mais justos, para fazer a diferença em nossa cidade. Já estamos fazendo visitas e trago esse meu sacerdócio que me favorece, pelo contato que tenho a comunidade do Jardim Atlântico. Acredito que tenho muito a oferecer à cidade, pela minha vida religiosa", afirmou o padre.
No discurso no Sitien, o religioso fez exacerbada defesa dos governos do PT, da atual presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Para o deputado federal Rubens Otoni, a filiação de padre Wemerson e de várias outras lideranças demonstra a confiança e a credibilidade do PT junto à comunidade de Niquelândia. "A questão da candidatura (do padre e do empresário) será discutida no momento oportuno. O PT tem uma dinâmica interna própria, em que todos os seus filiados têm legimitidade para buscar, internamente, o apoio às suas candidaturas", comentou Otoni. O ex-prefeito de Niquelândia, Valdeto Ferreira Rodrigues, também participou do evento do PT.

Fonte: http://www.clicaniquelandia.com.br      -    Enviado por Leonardo Vinicius

-------------------------------

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Diocese de Uruaçu

Em relação à matéria “Padre quer disputar prefeitura”, publicada pelo Diário do Norte, edição 906, ano XII, página 4, de 10 a 16 de outubro de 2011, quero fazer os seguintes esclarecimentos:

1.Dom Messias, bispo diocesano de Uruaçu, não apóia de nenhuma forma a candidatura política de Pe. Wemerson, como de nenhum outro ministro ordenado ou religioso em consonância com o Código de Direito Canônico;

2.Dom Messias está fazendo todo o esforço para que Pe. Wemerson prossiga no exercício do ministério presbiteral. Para tanto lhe deu uma advertência canônica e uma proposta de revitalização vocacional. O bispo concedeu ao referido padre um prazo de 35 dias para refletir, rezar e conversar com o seu diretor espiritual sobre o assunto. Ao final do prazo (01 de novembro), Pe. Wemerson deverá se pronunciar por escrito sobre sua decisão. Caso decida pelo abandono do ministério presbiteral, Dom Messias decretará a Suspensão de Ordem. Isso implica na proibição de exercer qualquer atividade presbiteral em qualquer lugar do planeta;

3.Dom Messias informou a Pe. Wemerson que não lhe seria dado nenhuma licença para candidatura a cargos públicos ou algo do gênero, em conformidade com os cânones 285 e 287 do Código de Direito Canônico. Se o padre se mantiver neste propósito, Dom Messias deverá aplicar a Suspensão de Ordem, como indicado no item anterior;

4.Na Diocese de Uruaçu há um processo criterioso para que um clérigo faça cursos de aperfeiçoamento eclesiástico ou afins. O término se dá com o parecer final do Bispo.

Pe. Francisco Agamenilton Damascena
Chanceler diocesano

Fonte: http://www.diocesedeuruacu.com.br

----------------------------------------------------------------------------------

Leia também...

Papa recorda que sacerdotes não devem participar da política

Artigo de Haroldo Burle: Padres e Pastores na Política

Brasil : Arcebispo do Paraná veta participação de padres na política
 

Nota final de  www.rainhamaria.com.br

O padre Wemerson de Araújo Fonseca foi confirmado como um dos dois pré-candidatos do PT à Prefeitura de Niquelândia.

Padre Wermerson o senhor ainda por cima faz alianças com abortistas? (assassinos de inocentes)

Veja este video: Legalizaçäo do aborto: Padre Léo já denunciava o governo Lula na TV Cançäo Nova

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne