11.10.2011 - Para os leitores que têm acompanhado os sofrimentos e lutas do valoroso padre Michael Rodríguez, exilado por seu bispo por defender a santidade do matrimônio e combater o pecado da sodomia, informa-nos o sítio Big Bend Now o seguinte:
“Rodriguez chegou à cidade de Presidio no sábado passado e falou esta semana sobre as mudanças que pretende fazer na paróquia de Sta. Teresa. As leituras e os sermões serão em espanhol e inglês, de acordo com a Missa que estiver sendo celebrada. Ele introduzirá gradualmente a Missa em Latim”.
“O que estou planejando é oferecer uma Missa Tradicional em Latim”, disse ele. “A Missa em si será diferente, à parte do idioma latino. Ela será conforme o rito antigo, aquele do missal de 1962.”
Muitas missas são celebradas de acordo com o missal de 1970. Ao ser indagado do motivo por ter optado pelos ritos antigos, ele disse: “Estou tentando recuperar a fé católica.”
O catolicismo mudou com o tempo, ele enfatizou.
“Perdemos muito da fé católica,” disse Rodriguez. “O matrimônio é visto de maneira diferente. Muitas pessoas e crianças não sabem como rezar. Muitos não sabem sobre o Dia do Juízo. Muitos elementos se perderam, e é nisso que vou me concentrar.”
O sacerdote tem a intenção de fortalecer o culto seguindo ritos antigos.
“Recuperarei o culto e o rito antigo,” disse. “Vista-se com modéstia – Todos esses aspectos constituem exemplos de que temos que recobrar a nossa fé católica a fim de prosseguirmos.”
Esses pontos de vista se estendem aos papéis da mulher como leitores e acólitos.
“Vamos tentar proporcionar gradualmente um melhor entendimento para todos de seu papel na Missa. E o mais importante não é o que você está fazendo por fora, mas sim uma compreensão verdadeira de que estamos na presença de Deus no sacrifício da Cruz no Calvário. Os elementos diferentes dos ritos antigos vão nos auxiliar nisso. Com o tempo, as pessoas irão perceber que o lugar próprio dos leigos durante a Missa não é no presbitério, mas sim nos bancos da igreja.”
Há uma razão para isso, disse Rodriguez.
“A função específica do padre é oferecer o sacrifício e proclamar a verdade,” observou o sacerdote. “O papel dos fiéis é levar a verdade para o mundo.”
Rodriguez não achava que essa convicção faria com que as mulheres deixassem [a paróquia de] Sta. Teresa.
“Trabalharei com o padre Hinojosa (o pároco), e ele será o encarregado. As coisas não mudarão do dia para a noite. Tentarei conquistar as mentes e os corações de alguns fiéis, tentando recuperar a fé católica.”
O padre Michael Rodriguez não sabe quanto tempo permanecerá em Presidio.
“Há alguns motivos legítimos para a minha transferência de San Juan Bautista em El Paso para Santa Teresa em Presidio. Mais do que eu não posso comentar.”
Fonte: http://fratresinunum.com/
==========================================================
Leia também...
A experiência da Tradição em nível diocesano: é possível, mas tem que ter coragem!
Padre Michael Rodriguez: Todo Católico deve se opor a certas coisas
Padre Michael Rodriguez: Igreja se opõe à redefinição de moralidade
Padre Michael Rodríguez: A Defesa da Santidade do Matrimônio e a Restauração da Missa Tradicional
Arcebispo Dom Ranjith declara guerra aos desvios litúrgicos durante a Missa
Dança litúrgica e música secular dentro da eucaristia, fala-nos Cardeal Arinze
Monsenhor Ranjith: Comunhão deve ser recebida de joelhos e na boca
Reduzir o Sacrifício da Missa a uma pura refeição, a uma comemoração ou recordação
A Missa não é um carnaval, adverte Cardeal Meisner diante de excessos litúrgicos
Artigo do Padre Juarês Martins: O bem não faz barulho e o barulho não faz bem
Católicos leigos do Sri Lanka reivindicam um código de vestuário