Ateu faz avaliação positiva sobre campanha no Sul contra preconceito


20.07.2011 - 

Em cruzamentos movimentados de Porto Alegre, outdoors divulgam a mensagem dos sem fé. Quatro cartazes fazem da cidade a primeira capital no país a receber peças da campanha publicitária da Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos).

As imagens, cada uma com sua mensagem mais a frase “Diga não ao preconceito contra ateus”, ganharam as ruas no início do mês. Em quatro peças, a Atea expôs duas versões dos cartazes, que começaram a ser substituídas por outras duas, válidas nas próximas duas semanas.

"Há uma noção de que ateus são maus. Acontece um crime bárbaro, logo falam que o sujeito não crê em Deus. A campanha quer mudar essa imagem", explica Daniel Sottomaior, presidente da Atea.

Os cartazes, de nove metros de comprimento por 3m60cm de largura, driblaram a proibição de veicular a campanha em ônibus, tentativa barrada em São Paulo, Florianópolis, Salvador e Porto Alegre. Com R$ 7 mil, fruto de doações, a ação debutou em Porto Alegre por escolha da direção da associação, que congrega 2,6 mil membros, 382 deles gaúchos – o dobro do semestre passado.

Nas primeiras duas semanas, as peças ficaram nas vias Carlos Gomes, Antônio Carlos Berta, Protásio Alves e Ipiranga, um dos pontos que recebeu o cartaz mais polêmico, que cita “Religião não define caráter”, e mostra as imagens de Charles Chaplin, como ateu, e de Adolf Hitler, como crente.

Presidente da regional gaúcha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Zeno Hastenteufel considera legítima a manifestação, porém discorda da imagem do nazista.

"Todos têm o direito de se expressar, só duvido que Hitler fosse um homem de fé no momento em que cometeu aquelas atrocidades", afirma.

Com a substituição dos cartazes, a peça sai das ruas. Entram as frases “Se Deus existe, tudo é permitido” e “Somos todos ateus com os deuses dos outros”. Também mudam os locais dos outdoors, que passam para as avenidas Senador Tarso Dutra, Carlos Gomes e Plínio Brasil Milano, mais a freeway (BR-290).

"A avaliação é positiva. Fomos notícia, ganhamos espaço para expor ideias", diz Sottomaior, que depende de recursos de membros da Atea para levar a campanha a outras cidades.

Fonte; http://www.paulopes.com.br/

---------------------------------------------------------------------------------------

Leia também...

Campanha sair do armário mostra ateus americanos em outdoor

Ateus adotam nova estratégia: ir a público

Ateus canadenses lançam nova campanha anti-cristianismo

Ateus americanos querem retirar a inscrição Confiamos em Deus do dólar americano.

Peritos brasileiros rechaçaram campanha de frases ateístas nos ônibus

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne