11.05.2011 - MADRI - Ao menos oito pessoas morreram na quarta-feira como consequência de dois terremotos, um de magnitude 5,2 e outro de 4,5, que sacudiram a cidade de Lorca, no sudeste da Espanha, danificando edifícios públicos e igrejas históricas, informaram autoridades.
O sismo de maior intensidade aconteceu às 18h47 (13h47 no horário de Brasília), segundo dados do Instituto Geográfico Nacional da Espanha, uma hora e 40 minutos depois do primeiro tremor.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos elevou a magnitude para 5,3 e indicou que o epicentro foi localizado a 1 quilômetro de profundidade.
"É uma situação catastrófica, importantíssima. Toda a cidade de Lorca foi danificada e sofreu deslizamentos de terra. A segunda réplica alarmou definitivamente a população e estamos passando por um momento de enorme dificuldade", disse o representante do governo de Múrcia, Rafael González Tovar, à Rádio Nacional da Espanha.
As autoridades chegaram a elevar o número de mortos a 10, mas o governo estadual confirmou oito vítimas fatais. Cinquenta pessoas ficaram feridas, acrescentou o Executivo regional em comunicado.
Imagens de televisão mostraram famílias e crianças abaladas reunidas em uma praça da cidade para se proteger dos edifícios que desmoronavam, além de ruas cobertas de entulhos e carros esmagados.
Uma parte da frente de uma igreja na pequena cidade desmoronou horas após o terremoto, não atingindo por pouco um repórter de televisão que fazia uma transmissão ao vivo.
"Estávamos sentados e tudo começou a se mover, quadros caíram da parede, a TV caiu... Olhamos para fora da janela e havia um monte de gente correndo, uma ambulância e a polícia", disse uma mulher à rádio nacional.
O último terremoto fatal a atingir a Espanha foi em 1997, quando uma pessoa morreu, de acordo com o Serviço dos EUA.
O vice-primeiro-ministro espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, viajará a Lorca na quinta-feira para inspecionar os danos, afirmou seu gabinete.
O governo central ordenou o envio da Unidade Militar de Emergências para ajudar nas tarefas de remoção dos escombros.
A região mais afetada é conhecida como bairro das Viñas, abaixo do castelo emblemático da cidade murciana, a terceira maior da região com 90 mil habitantes, segundo uma porta-voz da emergência local.
"O que estamos fazendo agora mesmo é atender os feridos e ver as possíveis vítimas, e depois temos todos os serviços de emergência ativos", explicou o prefeito de Lorca, Francisco Jódar, à rádio Cadena Ser.
Os técnicos municipais estão analisando se os edifícios têm danos estruturais ou apenas nas fachadas.
O acesso a Lorca era muito complicado pela estrada, informou a RNE. Além de Lorca, o terremoto afetou a localidade murciana de Totana e o tremor também foi sentido em Albacete e Vélez-Rubio, na região de Almería, informou o governo central.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/05/11/forte-terremoto-mata-ao-menos-oito-pessoas-na-espanha-924440183.asp#ixzz1M6NJfo3S
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Fonte: G1
--------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Quem fugir do grito de pânico, cairá na cova, quem se levantar da cova será preso pelo laço. Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Isaías 24, 18-20)
Leia também...
Tremores de terra misteriosos nos EUA espantam a população
Terremoto no Japão pode ter modificado a forma do oceanos
Brasil: Terremoto de 3,8 graus danifica casas em Paranaíba MS
Tremor de terra é registrado no interior de Goiás
Brasil: Tremor de terra atinge Montes Claros (MG) e assusta moradores
Säo Paulo: Tremor e estrondo assustam moradores de Bauru e região