Seul ameaça atacar Coreia do Norte em caso de provocação


23.11.2010 - O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, ordenou nesta terça-feira um ataque a bases de mísseis norte-coreanas no litoral se detectar sinais de uma nova provocação depois que uma centena de obuses caíram sobre uma ilha sul-coreana e provocaram a morte de dois militares.

A porta-voz presidencial, Kim Hee-jung, citada pela agência sul-coreana Yonhap, afirmou que Lee ordenou ao Exército que ataque "bases de mísseis perto das posições de artilharia do litoral se for necessário".

Segundo a porta-voz, Lee também pediu ao Chefe do Estado-Maior Conjunto, Han Min-koo, uma forte represália contra o ataque de artilharia das 14h24 no horário local (03h34 de Brasília) contra posições militares na ilha sul-coreana de Yeonpyeong, em águas do Mar Amarelo (Mar Ocidental), habitada por 1,7 mil civis.

Lee chegou nesta noite (pelo horário local) à reunião com o Estado-Maior com um semblante sério após o ataque da Coreia do Norte, que provocou a morte de dois soldados e deixou 17 feridos, 13 militares e quatro civis.

Além disso, a ilha passou por um blecaute pela chuva de obuses, que também provocou incêndios em várias de casas.

Fonte: Terra noticias

-------------------------------------------------------------------------------------------

23.11.2010 - ALERTA

Ainda ontem (22) os governos dos EUA, Japão e Coreia do Sul se mobilizaram e realizaram reuniões após as revelações das novas instalaçaões nucleares de Pyongyang.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, afirmou que a nova usina na Coreia do Norte é um risco potencial, já que permite ao regime comunista produzir mais armas nucleares.

Washington, Tóquio e Seul discutiram na segunda-feira como lidar com as potenciais ameaças nucleares.

A Coreia do Norte desenvolve há anos um programa nuclear sob críticas do Ocidente, que já tentou, sem sucesso, negociar sua desnuclearização. O regime recluso do ditador Kim Jong-il sofre ainda diversas sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) por manter seu programa nuclear com fins claramente militares. Fonte Folha SP

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia também...

Rússia teme guerra nuclear entre as Coreias, diz agência

Planos nucleares da Coreia do Norte são extremamente perigosos, diz UE

Coréia do Norte promete guerra nuclear caso for atacada

Coréia do Sul se prepara para uma guerra nuclear

Miniguerra nuclear já causaria rombo na camada de ozônio, diz pesquisa

Aumenta o risco do gatilho atômico Armas nucleares em poder de insanos

Santa Sé denuncia nova corrida armamentista nuclear
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne