03.05.2009 - O primeiro-ministro da República Tcheca, Mirek Topolanek, cujo país preside a UE (União Europeia), classificou neste domingo de "extremamente perigoso" o programa nuclear norte-coreano e pediu a retomada das negociações de seis países sobre essa questão.
"Consideramos o programa nuclear da Coreia do Norte extremamente perigoso", declarou Topolanek ao final de um encontro com seu colega japonês Taro Aso. "As pressões para uma retomada das negociações a seis [Rússia, Coreias do Norte e do Sul, Estados Unidos, Japão e China] devem continuar", declarou Topolanek na véspera da cúpula UE-Japão em Praga durante a qual deve ser abordada a questão norte-coreana, segundo o programa oficial.
Aso também pediu a retomada "o mais rápido possível" das negociações a seis, que representam, segundo ele, "o meio mais eficaz para regular os problemas ligados à Coreia do Norte."
O Conselho de Segurança da ONU condenou, no dia 13 de abril, o lançamento de um foguete efetuado no dia 5 de abril pela Coreia do Norte e reforçou o regime de sanções estabelecidas contra este país em 2006.
Em resposta a essa condenação, a Coreia do Norte anunciou a sua retirada das negociações a seis, o fim de sua cooperação com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e a reativação de suas instalações nucleares. O país também ameaçou na quarta-feira passada realizar um novo teste nuclear.
Fonte: UOL notícias
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Coreia tem plutônio para uso em bomba nuclear, diz especialista dos EUA
17.01.2009 - A Coreia do Norte processou estoques declarados de plutônio para o uso como arma. A quantidade processada pode produzir quatro ou cinco bombas nucleares. A declaração é de Selig Harrison, especialista norte-americano que acaba de voltar de reuniões com autoridades em Pyongyang.
Falando sobre sua visita, Harrison disse que, de terça-feira a sábado, conversou com autoridades norte-coreanas, incluindo Li Gun, o representante do Ministério do Exterior responsável pelas relações com os Estados Unidos.
Harrison declarou que lhe disseram que a "Coreia do Norte quer relações amigáveis com os Estados Unidos" e que, se o governo Obama buscar melhorar as relações entre os dois países, Pyongyang e Washington "podem se tornar amigos próximos".
Segundo o especialista, Li declarou que a Coreia do Norte não vai dizer ainda quando poderia se comprometer com o desarmamento nuclear.
De acordo com Harrison, o representante norte-coreano lhe disse que eles "já processaram 30,8 quilos de plutônio" para o uso como arma. Esse estoque foi listado na declaração nuclear da Coreia do Norte e pode, segundo o especialista norte-americano, produzir quatro ou cinco dispositivos nucleares.
Harrison acrescentou que havia sido dito que "armas não podem ser inspecionadas".
Fonte: UOL notícias
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembrando...
Coréia do Norte promete guerra nuclear caso for atacada
03.07.2006 - Coréia do Norte promete golpe aniquilador se atacada.
A Coréia do Norte aumentou a retórica em sua guerra de palavras com Washington ao prometer um "golpe aniquilador" com sua força nuclear se os Estados Unidos atacarem o país, disse a mídia norte-coreana na segunda-feira.
Durante o final de semana, a Coréia do Norte disse que iria se preparar em resposta a uma ameaça norte-americana. Essa foi a primeira vez que o país comunista mencionou seu programa nuclear desde o início de uma crise sobre seus supostos planos de testar um míssil de longo alcance.
"As Forças Armadas e o povo da DPRK estão agora em total prontidão para responder a um ataque preemptivo com um golpe aniquilador e uma guerra nuclear com uma potência nuclear", disse o jornal comunista na segunda-feira.
DPRK é a sigla em inglês para o nome oficial da Coréia do Norte ¿ República Democrática Popular da Coréia. Na notícia divulgada pela agência de notícias norte-coreana KCNA, os EUA teriam aumentado a tensão na região ao mandar aviões de espionagem para a península.
Desde fevereiro do ano passado, a Coréia do Norte já ameaçou incrementar seu arsenal nuclear várias vezes, em resposta ao que vê como ameaças norte-americanas crescentes.
Os EUA afirmam que a Coréia do Norte está preparando um teste de um míssil balístico de longo-alcance que alguns especialistas dizem que poderia atingir partes dos EUA.
Fonte: Terra notícias.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerra. Atenção: que isso não vos perturbe, porque é preciso que isso aconteça. Mas ainda não será o fim". (Mt 24,6)
"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)