31.01.2005 - A Grande Porto Alegre registrou hoje 41,3°C, a maior temperatura desde janeiro de 1986. A máxima de hoje superou a marca de 40,3°C, registrada na primeira quinzena de janeiro deste ano. O recorde absoluto, contudo, no Vale dos Sinos, ainda é o do dia 16 de novembro de 1985, quando a temperatura máxima alcançou 41,9°C na sombra.
Todo o estado do Rio Grande do Sul teve hoje um dos dias mais quentes já registrados, de acordo com a Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo. A temperatura máxima no Vale dos Sinos alcançou 40,9°C. Entretanto, com a umidade relativa do ar de 45% e a ausência de vento a sensação térmica chegou a 54°C. Já em São Leopoldo, a Climatologia Urbana registrou 39,4°C à sombra.
O meteorologista Eugenio Hackbart explica que, apesar das intensas ondas de calor serem características da estação, raramente a temperatura ultrapassa os 40°C.
Fonte: Terra Notícias
---------------------------
"O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.
E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória." (Ap 16, 8-9)