09.04.2009 - Enquanto a Itália continua sentindo as réplicas (tremores secundários de intensidade menor que ocorrem depois de terremotos) do tremor que atingiu a região central do país - a maior delas de 5,2 graus na escala Richter, o número de vítimas chegou a 279, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira pelo jornal Corriere dela Sera.
Na noite passada, foram registradas 71 réplicas, disse hoje o presidente da região de Abruzzo, Gianni Chiodi. "Durante a noite da segunda-feira passada, quando houve o abalo mais forte de 5,8 graus de magnitude, houve outros mil movimentos sísmicos", acrescentou.
O número de vítimas fatais do terremoto que castigou a região de Abruzzo na madrugada da segunda-feira subiu para 279, depois que, na madrugada passada, foram encontrados os cadáveres de dois jovens na Casa do Estudante, em L'Aquila.
Um dos corpos recuperados foi levado para a Escola da Guarda de Finanças, onde amanhã acontecerá o funeral, às 11h (6h de Brasília). Segundo as autoridades, agora só restam dois corpos a serem identificados
Abóbada de basílica de L'Aquila cai sobre túmulo de papa
A abóbada românica da Basílica de Santa Maria di Collemaggio em L'Aquila caiu sobre o local onde se encontra o túmulo do papa Celestino V, em consequência do terremoto da segunda-feira passada na região central da Itália e de suas réplicas.
As relíquias do papa, que renunciou ao posto, salvaram-se do terremoto de 1703, quando o teto construído em 1287 aguentou os tremores, mas o terremoto da segunda-feira e suas contínuas réplicas causaram o desabamento da abóbada da igreja românica.
A basílica se transformou em um importante centro de peregrinação religiosa em 1294, quando Pietro del Morrone foi nomeado papa com o nome de Celestino V, fundador da ordem dos Celestinos e canonizado em 1303.
O centro histórico de L'Aquila, capital da região de Abruzzo, onde ocorrem contínuas réplicas, foi danificado pelo terremoto da segunda-feira, que alcançou uma magnitude de 5,8 graus na escala Richter.
Fonte: Terra notícias
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)