09.11.2008 - Religiosos gregos e armênios ortodoxos trocaram socos e pontapés neste domingo (9) na basílica do Santo Sepulcro, no setor antigo de Jerusalém, um dos principais lugares do cristianismo. Dois homens foram presos.
A polícia israelense precisou intervir para apartar a briga. Dezenas de pessoas, vestidas com trajes típicos das denominações ortodoxas grega e armênia, trocaram chutes e socos, derrubando artigos de decoração no local.
O conflito eclodiu durante uma cerimônia em que a comunidade armênia comemora o que acredita ser o quarto centenário da descoberta da cruz em que Jesus foi crucificado.
Esse tipo de briga não é incomum na basílica do Santo Sepulcro entre as denominações cristãs, que são responsáveis por manter suas diferentes câmaras no local.
Antigas rivalidades opõem os representantes das diferentes igrejas que disputam o controle do Santo Sepulcro, onde a tradição cristã afirma que Jesus Cristo foi crucificado e enterrado.
A briga de hoje envolveu um pedido feito pelos ortodoxos gregos de terem um representante na edícula --a estrutura que se acredita ser a tumba de Jesus-- durante a procissão dos armênios, que recusaram a proposta. Quando os armênios tentaram passar durante o evento, os gregos bloquearam a passagem.
Fonte: UOL notícias